A professora doutora Fabiane Olegário, coordenadora da Operação Portal do Sertão - Projeto Rondon na Universidade do Vale do Taquari - Univates, participou da XIV Reunião de Professores Rondonistas na Bahia. O evento aconteceu de 22 a 25 de novembro em Salvador.
A reunião é uma atividade complementar prevista na diretriz estratégico-operacional do Projeto Rondon com a previsão de ocorrer a cada dois anos. Desempenha um importante papel no âmbito do Projeto Rondon pois evidencia questões a serem discutidas e debatidas por aqueles que estão envolvidos e comprometidos com as operações.
A XIV Reunião de Professores Rondonistas visa a proporcionar a produção de subsídios para o aperfeiçoamento das operações do Projeto Rondon, multiplicar o conhecimento entre os professores rondonistas e elaborar procedimentos quanto à gestão do Projeto Rondon com ênfase para a execução das diversas fases de uma operação. Participaram 34 Instituições de Ensino Superior, representadas por 37 professores.
A professora Fabiane Olegário participou do grupo de trabalho que versou sobre a temática da avaliação do Projeto Rondon, cujo objetivo foi discutir sobre o processo de avaliação durante a operação e pós-operação, a fim de propor ações que permitam mensurar os impactos das ações realizadas nos municípios. O grupo de trabalho sugeriu três propostas avaliativas envolvendo os alunos rondonistas, os participantes das oficinas e o município que recebe a operação. A reunião foi extremamente positiva no sentido de poder partilhar aprendizados, destaca ela.
A Operação Rondon Portal do Sertão será realizada na Bahia, no município de Serra Preta, do dia 26 de janeiro a 12 de fevereiro do próximo ano. As ações a serem desenvolvidas pelo grupo de professores e alunos da Univates na Operação abrangerão as áreas temáticas do Conjunto A de Ações: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.