Cerca de mil pessoas participaram da cerimônia de encerramento da primeira edição do projeto Laboratório de Alfabetização Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Prefeitura de Lajeado. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, 24, no Teatro Univates, e contou com a presença de aproximadamente 500 crianças que participaram da iniciativa, além de familiares, professores e autoridades.
Durante sua fala na abertura da solenidade, a secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vettorello, reforçou que o Alfabeletrando é um projeto ousado, consistente e que foi pensado com comprometimento, responsabilidade e muito amor por toda a equipe envolvida em cada etapa, para preencher uma lacuna gerada por dois anos de afastamento das crianças da escola devido à pandemia.
Representando a administração municipal, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, relembrou momentos das tratativas para viabilização do projeto. Segundo a gestora, a recuperação escolar das crianças afetadas pela pandemia era uma grande preocupação, e a parceria com a Univates foi determinante para o resultado alcançado. Estou muito feliz com o investimento feito. Feliz também pelos pais, que abraçaram a ideia e não mediram esforços para incentivar os filhos a participarem, que ajudaram e levaram as crianças até a escola. Isso vai fazer muita diferença para o futuro da nossa comunidade, pontuou.
Segundo a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Fernanda Pinheiro, o governo municipal apostou em mais um projeto de inovação e é por isso que há tantos destaques em Lajeado, nas mais diversas áreas. Porque a gestão pública está aberta a tentar, inovar e fazer, justificou.
A coordenadora do Alfabeletrando, Grasiela Kieling Bublitz, ressaltou que o projeto exigiu meses de trabalho intenso dos professores. Planejando aulas diferentes, jogos e atividades interessantes para tornar a aprendizagem da leitura e da escrita um processo mais leve e interativo, contou. De acordo com a professora, os alunos demonstravam satisfação em aprender e vencer os desafios de identificar as palavras e compreender o que liam, assim como as professoras e monitores se motivavam com a evolução das crianças. O projeto promoveu a atenção particular a cada estudante por meio da presença de dois professores e um monitor em cada sala de aula.
O Alfabeletrando melhorou a autoestima dos alunos participantes e também envolveu suas famílias. Matias Thomas Junior, 8, aluno do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena, disse que aprendeu muito durante os meses em que participou do Alfabeletrando e também fez novos amigos. Sempre que chegava em casa, depois da aula, contava para a mãe, Ilana, e para a irmã, Sofia, as atividades que realizou no dia.
Ele não precisava do reforço, mas tinha vaga, e aprender nunca é demais. Percebi que a leitura dele começou a fluir melhor. Aconselharia outros pais a incentivarem seus filhos a participar do projeto, porque a evolução é muito nítida, destacou a mãe, orgulhosa. Matias, a mãe e a irmã chegaram cedo à Univates e aproveitaram para passear um pouco pelo campus. Além de conhecer o laguinho, foi a primeira vez deles no Teatro Univates.
A cerimônia marcou a formatura simbólica dos alunos, que foram chamados ao palco conforme as escolas em que estudam. Cada um recebeu um capelo ‒ o tradicional nas formaturas de Ensino Superior ‒ e posou para fotos.
Além de ser realizado em Lajeado, o projeto também é desenvolvido em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e em Nova Mutum, no Estado do Mato Grosso. As formaturas nessas duas cidades estão previstas para dezembro.