Na quarta-feira (09) ocorreu, no auditório do Prédio 11 da Univates, o VIII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura, organizado pelo Projeto de Extensão Linguagens: palavras e imagens. O projeto é coordenado pelos professores Rosiene Almeida Souza Haetinger e Flávio Roberto Meurer, e conta com a participação da bolsista Vitória Scherer Schmidt.
No Festival concorrem estudantes de Ensino Médio do Vale do Taquari, com produções audiovisuais realizadas a partir da adaptação de obras literárias.
O tema deste ano foi suspense, terror e horror, levando o título Histórias Extraordinárias. Os alunos utilizaram contos de Lygia Fagundes Telles, Guy Maupassant, Edgar Allan Poe e Paulo Corrêa Lopes, dentre os quais deveriam escolher um para adaptar para audiovisual.
As produções concorreram nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Filme Júri Popular e Melhor Filme Júri Técnico. O júri popular foi composto pela audiência, que praticamente lotou o auditório. Já o júri técnico foi formado pelos jornalistas e cinéfilos Tiago Bald e Liniker Duarte e pela professora de Literatura doutora Rosane Cardoso.
Os vencedores de melhor ator e melhor atriz dessa VIII edição do Festival foram, respectivamente, os estudantes Bernardo Cattoi Dahmer, do Ifsul de Lajeado, que interpretou o protagonista do conto A máscara da morte rubra, de Edgar Allan Poe, e a aluna Júlia Mello, do Colégio Cenecista Mário Quintana, de Encantado, que deu vida à personagem Raquel, do conto nacional Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles.
Já os troféus de Melhor Filme segundo o júri técnico e de Melhor Filme segundo o júri popular também foram entregues a dois curtas adaptados do conto Venha ver o pôr do sol, de Telles. O júri técnico entregou o prêmio de melhor filme para o Colégio ESI São José, de Roca Sales. Já o júri popular escolheu o Colégio Cenecista Mário Quintana para receber o prêmio de melhor filme.
Os organizadores do Festival se disseram felizes com os resultados alcançados pelos alunos do Ensino Médio, que vibravam ao fim de cada filme exibido. O evento se encerrou com agradecimentos pela participação das escolas da região do Vale do Taquari no Festival e nas atividades e oficinas realizadas pelo projeto, e com o convite para retornarem em 2023.