Pelo terceiro ano consecutivo, projetos desenvolvidos durante a graduação em Design na Universidade do Vale do Taquari - Univates são finalistas em concurso com representatividade nacional. Em 2020 o curso de Design conquistou ouro, prata e bronze no 8º Prêmio Bornancini de Design, além de ter outros três projetos finalistas no mesmo concurso. Em 2021 os estudantes do curso de Design conquistam as primeiras categorias no Prêmio Bornancini.
Neste ano os trabalhos finalistas desenvolvidos na Univates abrangem projetos realizados nos cursos de Design, Design de Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, selecionados para o shortlist do Brasil Design Award, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) desde 2009.
O Brasil Design Award é uma premiação que busca dar reconhecimento e destaque ao design nacional e, a partir de 2021, possibilita a participação gratuita de estudantes na categoria Design de Impacto Positivo.
A cerimônia de premiação aconteceu no sábado, 19. Dois projetos da Univates receberam bronze: Melanie Sol Brückner com o projeto "Nós2: aplicativo para fortalecer os laços afetivos entre gerações", na categoria Design Digital - Estudante; e Mariana Scheeren, com o projeto "Retrato Sensorial: a utilização do design na criação de um produto", na categoria Projeto Conceito - Estudante. Ambos os projetos são resultado de Trabalhos de Conclusão de Curso, sendo o projeto de Mariana agraciado, no ano passado, também com o Grand Prix no Brasil Design Award.
Confira a lista completa dos trabalhos da Univates que foram finalistas
CATEGORIA PROJETO CONCEITO - ESTUDANTE
Retrato Sensorial: a utilização do design na criação de um produto
Mariana Scheeren
CATEGORIA IMPACTO POSITIVO - ESTUDANTE
Retrato Sensorial: a utilização do design na criação de um produto
Mariana Scheeren
As raízes de Dandá
Ana Laura de Paoli Costa
Resolveu?
Ana Paula Parizotto (responsável) e equipe do Estúdio de Criação
ImMigrant - ferramenta de acolhimento e inclusão destinada a imigrantes
Laura Brugnera, Marcelo Betti (responsáveis) e equipe do Estúdio de Criação
CATEGORIA DESIGN EDITORIAL - ESTUDANTE
As raízes de Dandá
Ana Laura de Paoli Costa
CATEGORIA DESIGN DE PRODUTO - ESTUDANTE
Ctrl+C - um jogo para designers
Marcelo Betti, Matheus Richter e Thales Duarte
CATEGORIA DESIGN DIGITAL - ESTUDANTE
Nós2: aplicativo para fortalecer os laços afetivos entre gerações
Melanie Sol Brückner
Para o professor Rodrigo Brod, coordenador do curso de Design, a diversidade dos projetos consolida a decisão que o curso assumiu anos atrás em eliminar linhas de formação e oferecer aos estudantes um bacharelado pleno, já que permite que os futuros profissionais adquiram experiência nas mais diversas áreas. "Além da diversidade dos projetos, ficamos muito satisfeitos em contar com excelentes projetos vinculados a Trabalhos de Conclusão de Curso e também ao Estúdio de Criação, nosso componente curricular mais inovador, que enfrentou resistência dos estudantes no início, mas tem trazido muitos frutos como estes".
Quem tiver interesse em conhecer os Trabalhos de Conclusão de Curso completos, que originaram os projetos inscritos no prêmio, precisa acessar a Biblioteca Digital Univates (BDU), por meio dos links abaixo:
Retrato sensorial: a utilização do design na criação de um produto fotográfico destinado a pessoas cegas (Mariana Scheeren)
As raízes de Dandá: literatura infantil e design editorial para o empoderamento de meninas negras (Ana Laura de Paoli Costa)
Design e intergeracionalidade: criação de plataforma digital para fortalecer os vínculos afetivos entre idosos e crianças por meio do estímulo cognitivo de ambos (Melanie Sol Brückner)