Curso de Medicina da Univates conta com novo simulador de paciente cardiopulmonar, o Harvey

Postado as 21/11/2022 16:09:52

Por Natalia Nissen

O curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates é considerado o melhor curso do interior do Rio Grande do Sul, de acordo com os resultados mais recentes do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade), do Ministério da Educação. Um dos aspectos que contribui para o resultado é a estrutura oferecida para os estudantes desenvolverem habilidades e colocarem o conhecimento em prática.

Nesse cenário, a Universidade tem o objetivo de criar um hospital simulado e, recentemente, adquiriu um simulador realístico de paciente cardiopulmonar. Chamado de Harvey, o equipamento é utilizado para ensinar habilidades de avaliação cardíaca no leito e simula doenças cardíacas quando acionado por meio de um software.

Divulgação

Edisom Brum, médico nefrologista e professor responsável pelo projeto de simulação realística da Univates, explica que os simuladores de alta fidelidade, como o Harvey, não substituem pacientes reais, mas proporcionam a reprodução de situações clínicas que, muitas vezes, o estudante de Medicina pode não vivenciar nas aulas práticas durante a graduação, mas com as quais certamente terá de lidar durante o exercício da profissão. "Isso garante, portanto, o aperfeiçoamento das práticas médicas ainda durante o período de formação dos profissionais da área da saúde", ressalta.

O simulador representa um investimento superior a R$ 500 mil, e menos de 10% das universidades brasileiras dispõem do equipamento para seus estudantes. Conforme o articulador da área de Ciências Médicas da Univates, Jonatã Baroni, a aquisição evidencia o quanto a Univates está em constante busca por novas tecnologias e que realiza os investimentos necessários para garantir e aprimorar a qualidade do ensino dos futuros profissionais médicos.

Para o coordenador do curso de Medicina, Luciano Nunes Duro, a aquisição do simulador Harvey é um dos principais movimentos que o curso realiza para modernizar o ensino e se adaptar às transformações tecnológicas e aos perfis dos acadêmicos. "Tudo isso com o objetivo de melhor formar o médico para o futuro", diz.

Saiba mais sobre o curso de Medicina da Univates.

Simulador Harvey

O simulador realístico Harvey foi criado em 1968 por Michael S. Gordon, na Universidade de Miami. O equipamento foi um dos primeiros simuladores médicos disponíveis para treinamento de profissionais de saúde e atualmente é utilizado para treinamento em mais de 50 países.

Logo ods