A Consulta Popular representa um mecanismo de democracia participativa por meio do qual a população escolhe e vota em projetos prioritários definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para as regiões do estado.
As votações estão em aberto até a próxima quarta-feira, dia 23 de novembro e, com os resultados parciais, o Vale do Taquari está perdendo de RS 500 mil a RS 1 milhão em projetos de desenvolvimento para a região.
A votação da Consulta Popular tem como finalidade incluir os projetos no orçamento do Estado para o exercício de 2023. O processo de votação é via aplicativo Colab, por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br e pelo WhatsApp (51) 8924-1547 (sem inclusão do 9 na frente do número).
Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar o número do título de eleitor, CPF e data de nascimento, além de telefone e/ou e-mail caso opte por receber informações do processo. O voto é pessoal e intransferível.
Lançada pelo Governo do Estado em julho, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta neste ano irá disponibilizar R$ 55 milhões para aplicação em investimentos de propostas que serão sugeridas diretamente pela população.