Com informações de Defesa em Foco
O grupo de estudantes e professores dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates que embarcou no dia 9 de novembro para uma missão assistencial da Marinha na Amazônia segue realizando atendimentos no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas. O itinerário é definido pela Marinha do Brasil para atender populações ribeirinhas e em situação de vulnerabilidade, e a primeira parada foi realizada na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no município de Itacoatiara, no Amazonas.
Segundo o professor do curso de Medicina Cezar Roberto Van Der Sand, a parceria da Marinha do Brasil com a Univates oportuniza que os estudantes e professores conheçam o trabalho dos profissionais que atuam nos Navios de Assistência Hospitalar e tenham uma experiência enriquecedora pessoal e profissionalmente. Durante 12 dias de missão, eles prestam atendimentos de assistência médica e odontológica aos moradores locais.
O comandante do NAsH Carlos Chagas, Capitão-de-Corveta Guilherme Silveira Monteiro, afirma que a experiência também é muito importante para os militares. A realização de uma Assistência Hospitalar é sempre gratificante para toda tripulação, que pode ver a satisfação dos ribeirinhos após cada atendimento, destaca.
Para nós, é uma gratidão imensa porque agora, no tempo de seca, é muito difícil se locomover para Parintins e Barreirinha. É difícil até para os médicos chegarem na comunidade, conta Idenilza Batista, moradora da comunidade de Barreira do Andirá, localizada no município de Barreirinha, na região de Paraná do Ramos.
A comitiva da Univates compartilha registros da viagem e dos atendimentos no perfil @asshop.univates.
Saiba mais sobre o projeto
Estudantes e professores da Univates embarcam para missão assistencial da Marinha na Amazônia