Cerca de 20 representantes de cooperativas e entidades congêneres atuantes na região do Vale do Taquari e áreas próximas estiveram presentes em uma reunião sediada no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates na manhã desta quarta-feira, 16. O encontro foi pautado pela necessidade de união e como o segmento pode se fortalecer a partir da ação conjunta em áreas estratégicas.
Os presentes, ao longo da atividade, discorreram sobre o futuro das cooperativas; a importância da desburocratização de processos internos e citaram a formação dos profissionais e dos gestores das cooperativas de maneira ainda mais qualificada e permanente. A reitora da Univates colocou a Universidade à disposição para ser mediadora de projetos conjuntos com o objetivo de fortalecer e buscar soluções inovadoras.
O encontro foi mediado pela reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, e pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann. A atividade foi organizada pela Univates com o objetivo de promover a aproximação institucional do tema do desenvolvimento das cooperativas, tópico importante para a economia regional. Gestores de diferentes áreas da Univates participaram do encontro.
O presidente da Ocergs detalhou que um terço da população do RS é associada a cooperativas, que se configuram, na sua opinião, como uma grande força propulsora do RS. Para ele, a estrutura de apoio nas universidades acrescenta uma visão estratégica de intercooperação e busca possibilidades para união de esforços em comum.
Hartmann explicou que, na sua opinião, a Univates tem todas as condições para construir projetos que beneficiem as organizações cooperativas locais. Temos que pensar na formação de gerentes e dar condições para que eles construam um projeto de vida dentro das cooperativas. O cooperativismo precisa reter talentos e, para isso, demanda maior profissionalização. A participação de resultados e a questão da previdência privada são fatores importantes e podem ser construídos em conjunto.
Em sequência ao encontro, a Univates e as cooperativas irão elaborar projetos para serem executados em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A reitora da Univates avaliou positivamente a atividade. O encontro foi muito bom, estamos construindo mais um importante movimento de aproximação e trabalho conjunto da Universidade com as Cooperativas, segmento de extrema importância para o desenvolvimento das nossas regiões e, também, do nosso Estado.