Vitória Giovanella

Diplomado do curso de Arquitetura e Urbanismo trabalha para todo o Brasil em modelo de home office

Postado as 17/11/2022 08:43:48

Por Pietra Darde

O arquiteto pode atuar na construção civil desde o projeto até a materialização da obra, seja no setor público, seja em empresa privada ou escritório próprio. O profissional de arquitetura e urbanismo egresso da Universidade do Vale do Taquari - Univates pode trabalhar com arquitetura residencial, comercial, corporativa e institucional ou ainda nas áreas de comunicação visual, paisagismo, tecnologia de construção, acompanhamento e administração de obras.

Arquitetura de franquia é um nicho dentro de projetos comerciais, e há ainda mais especificidades do que nos comerciais, uma vez que o projeto precisa seguir o padrão de uma marca específica, e os prazos são ainda menores. Além disso, a execução é sempre com um terceiro e não existem visitas ao local.

A arquitetura de franquia foi um divisor de águas para o diplomado em Arquitetura e Urbanismo pela Univates Lucas Pedó.

Lucas trabalha em modelo de home office, com um escritório de arquitetura com foco em projetos de interiores comerciais e residenciais. Desde novembro de 2020, realiza projetos para todo o Brasil, pois é arquiteto homologado de uma rede de lojas de franquias de chocolate com cafeteria, tanto para lojas de rua como para lojas de shopping centers. Lucas já executou e entregou mais de 25 projetos em cidades dos estados do Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Acervo Pessoal - Divulgação

Lucas Pedó

“Em 2020 fui convidado e abracei um grande desafio, que foi fazer projetos comerciais para fora do Rio Grande do Sul, sendo homologado por uma marca de chocolates de Gramado/RS para projetar as lojas da rede de franquias. Certamente um divisor de águas para o negócio até então regional. Hoje são mais de 25 lojas de chocolates projetadas, para todo o Brasil, além dos projetos residenciais, aqui para a região, que caminham em paralelo aos comerciais”, explica.

Desde muito cedo, Lucas já dizia que seria arquiteto. Mas foi durante as oficinas e palestras do CRIE XP, evento da Univates, que Lucas se aproximou das áreas da arquitetura e urbanismo e teve a certeza de que iria empreender com seu próprio escritório.

“Essa experiência mudou a forma de ver alguns processos da profissão, e tive a certeza que iria empreender com meu próprio escritório. Foi no CRIE XP que ouvi falar a primeira vez de MVP, sigla em inglês para produto minimamente viável, e foi isso que me fez iniciar o modelo de trabalho em home office, ao qual me adaptei muito bem. Gosto e sigo dessa forma, pela flexibilidade de horários e a concentração que o fato de estar reservado traz. Para os clientes que atendo em Lajeado e na região, costumamos nos encontrar em coworkings para reuniões e apresentações de projeto”, destaca.

Para formandos, estudantes ou para quem está começando agora, o diplomado lembra que o amadurecimento profissional demanda tempo.

A graduação é sim um prelúdio da vida profissional, mas, ao invés de carregar canudos com pranchas e notebooks pelos corredores da Univates, carregarão catálogos de produtos, tablet, trenas e pranchetas pela cidade, ainda mais se forem adeptos ao home office, atenderem clientes em coworkings, como é meu caso. A rotina é variada e a flexibilização de horários, vejo de uma forma muito positiva, mas a disciplina para fazer isso funcionar precisa ser grande. E o amadurecimento profissional, assim como foi na graduação, levará algum tempo. Tenham calma, se experimentem, definam um nicho e dediquem-se às oportunidades.
Lucas Pedó

Vestibular de Verão da Univates

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos 26 cursos de graduação presenciais da Univates que estão com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2023. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário no site univates.br/vestibular ou realizar a inscrição pelo WhatsApp (51) 3714 7043.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods