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A importância da educação ambiental

Postado as 16/11/2022 11:09:00

Por José Oliveira de Assis

Por José Oliveira de Assis 

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis

Este texto aborda o papel da Educação Ambiental, sob a perspectiva educacional, como meio de buscar conscientização e reflexão, com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Também pretende mostrar a importância da educação ambiental, que tem o poder de construir cidadãos conscientes quanto às questões ambientais.

Diante das mudanças ambientais ocorridas nas últimas décadas (como desastres naturais, desmatamento, uso desenfreado dos recursos naturais, bem como o descarte inadequado do lixo), estudiosos da área estão muito preocupados. Por isso, a temática precisa ser tratada em todos os setores sociais, pois, em caso contrário, a natureza sofrerá danos irreversíveis. 

A educação ambiental é um processo que precisa ser contínuo, por ser um contexto em que o educando adquire conhecimento e informações pertinentes, passando a entender como suas ações podem ser maléficas ou benéficas. Com o avanço da globalização, além do aumento da população, as cidades cresceram na mesma proporção, muitas vezes sem planejamento. Com isso, o desmatamento e a degradação alcançaram patamares elevados. Ademais, o desenvolvimento das tecnologias poluiu ainda mais o meio ambiente, desencadeando o efeito estufa, a contaminação de rios e a geração de componentes não degradáveis.

Esse contexto preocupante leva as instituições de ensino a abordar esse assunto, incorporando-o nos currículos como temas transversais e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e agentes de mudança. Da mesma forma, autores apontam a importância de abordar a educação ambiental nas escolas, a exemplo de Medeiros (2011, p. 2):

A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhança.

Por isso, ao ter contato com os elementos da natureza, a pessoa começa a se comportar de modo ambientalmente correto, entendendo as funções do meio ambiente para a manutenção e existência da vida. Além de praticar ações voltadas para a conservação da natureza, do aprender a respeitar e a entender a importância das questões ambientais para as futuras gerações e do refletir sobre seu papel em sociedade ambiental.

Os institutos educacionais, portanto, têm papel fundamental para disseminar informações e abordar conhecimentos relativos ao meio ambiente, ao passo que formarão jovens com pensamento crítico e consciente, que levarão o que foi aprendido para ambientes diferentes e será que auxiliarão no desenvolvimento sustentável e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente. No entanto, é necessário que professores sejam mediadores dessa proposta educativa, desenvolvendo práticas que visem à reflexão e à conscientização.

Como mencionado, o acelerado desenvolvimento tecnológico e o grande crescimento populacional elevaram os índices de consumo dos recursos naturais, aumentando a emissão de poluentes, e a grande concentração demográfica nas grandes cidades fez emergir problemas graves, como crescimento habitacional em locais de risco, poluição de rios e alijamento de grande quantidade de lixo em locais inapropriados. O agravamento e a intensificação dos danos e desastres ambientais têm alertado os nos estudiosos sobre a necessidade de se tratar cada vez mais do assunto na sociedade e de descobrir novas formas e práticas eficazes para a diminuição desses danos. 

Abordando brevemente sobre o histórico da educação ambiental, a ação veio à tona nos anos 60, quando surgiu a necessidade de dialogar sobre os riscos ambientais provocados pela relação homem X natureza. Silva (2012) assim conceitua educação ambiental:? A educação ambiental veio à tona nos anos 60, quando surgiu a necessidade de dialogar sobre os riscos ambientais provocados pela relação homem X natureza. Trata-se de

[...] um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir individualmente ou coletivamente na busca de soluções para os problemas ambientais presentes e futuros (SILVA, 2012, p. 4).

A preocupação com o meio ambiente cresceu, especialmente nas últimas décadas, haja vista as intensas transformações ambientais do planeta. Os crescentes acidentes ambientais e transformações climáticas apontam para o desequilíbrio que o meio social está gerando no meio ambiente, processo no qual o ser humano pode ser agente transformador e modificador. 

Para tanto, a Educação Ambiental mostra-se um instrumento necessário e modificador, visando a melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o espaço educacional se torna um local adequado para a aprendizagem e a disseminação de conhecimentos, por formar pessoas críticas, conscientes e capazes de cooperar com a preservação do meio ambiente.

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REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, M. Educação ambiental e EJA: percepção dos alunos sobre o ambiente. 2013. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1402>. Acesso em: 22 out. 2022.

MEDEIROS, B. A., et al. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set. 2011.

OLIVEIRA, H. T. Educação ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?! In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação/MEC – Departamento de Educação Ambiental. Brasília: UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017.

SILVA, D. G. A importância da educação ambiental para a sustentabilidade. 2012. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Danise-Guimaraes-da-Silva.pdf>. Acesso em: 26 out. 2022.

 

Josue Michel/Unsplash

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