Semeia-Emau e Patrimônio Vivo realizam ação extensionista na Casa de Cultura de Encantado

Postado as 14/11/2022 17:12:09

Por Redação Univates

Um grupo de professores e estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau) e do projeto de extensão Patrimônio Vivo, realizou uma visita à Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, em Encantado, no dia 5 de novembro. O espaço abriga o Museu Municipal, que resgata a história do município centenário. No momento, a estrutura passa por reparos e a previsão de reabertura ao público é janeiro de 2023.

Divulgação

A saída de campo oportunizou ao grupo observar métodos de reparo, etapas de levantamento, patologias e as orientações para preservação dos bens patrimoniais de valor histórico, arquitetônico e cultural, visando à proteção e à valorização da cultura local e à promoção do turismo e dos potenciais de desenvolvimento econômico local sustentável.

A coordenadora da Casa de Cultura, Roberta Fumagalli, destaca que cultura é algo que vai muito além das artes, da dança, do canto e da música. “Cultura representa o pertencimento de uma nação ou grupo, um patrimônio que está incrustado em tudo na vida do ser humano e na sua evolução... no modo de pensar, agir, conviver e se comportar. Por esse motivo, há a necessidade de conhecer e explorar novas culturas. Aproximar alunos universitários de todas as áreas amplia o campo das ideias e traz esse sentimento de pertencimento. É um prazer receber, contar e mostrar nossa cultura para aqueles que querem conhecer e aproveitar esse aprendizado”, afirma.

A visita faz parte do desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos estudantes nas disciplinas de Arquitetura e Patrimônio do curso de Arquitetura e Urbanismo no semestre 2022B. Estão previstas, ainda, ações de educação patrimonial voltadas à promoção do patrimônio edificado e conscientização da comunidade local, incluindo a elaboração de materiais de divulgação de educação patrimonial por meio do projeto de extensão Patrimônio Vivo.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods