Realizado pela primeira vez em 2021, o CRIE já tem data para 2023: de 6 a 9 de novembro. O evento é um dos maiores do Vale do Taquari e é realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.
A edição de 2021 teve mais de 40 atividades, divididas em seis eixos temáticos: qualidade de vida, mobilidade urbana, sustentabilidade, educação, governança e transformações tecnológicas. Dentre os nomes participantes, o da jornalista Sônia Bridi foi um dos destaques.
Para o CRIE 2023, a ideia é abordar a temática das cidades inteligentes, criativas, humanas e sustentáveis a partir da dimensão das pessoas. A programação do evento será estruturada em três eixos: indivíduo, sociedade e cidade/território. A proposta é trazer atividades com ferramentas e meios que potencializem a transformação das pessoas, que, por sua vez, promove a transformação de uma sociedade, a qual resulta, por fim, na transformação das cidades.
O caminho inverso também é fundamental, fomentar a transformação do território e das cidades, por meio da gestão, do uso de tecnologias e inteligência artificial, com decisões pautadas pela ética do bem comum, para transformar uma sociedade e impactar positivamente a vida das pessoas, explica a professora Fernanda Antonio, coordenadora do evento.
A proposta do evento é colocar o indivíduo como ponto central no processo de pensar a transformação, para que as pessoas se percebam como parte fundamental na construção de cidades mais inteligentes, criativas, humanas e sustentáveis. Repensar hábitos, comportamentos, a vida em comunidade, para perceber os benefícios gerados na esfera da cidade e do território quando temos cidadãos engajados nas questões coletivas é a tônica do evento.
As atividades que comporão a próxima edição do CRIE serão preparadas para que possam de fato contribuir para o desenvolvimento do Vale do Taquari. As inscrições para o evento poderão ser feitas em www.univates.br/. Mais informações serão divulgadas em breve. Para mais detalhes sobre o evento, contate pelo e-mail eventos@univates.br.