Votação da Consulta Popular acontece de 14 a 23 de novembro

Postado as 14/11/2022 11:20:00

Por Redação/Codevat

A partir da próxima segunda-feira, 14, até o dia 23 de novembro, acontece a votação da Consulta Popular, com a finalidade de incluir os projetos no orçamento do Estado para o exercício de 2023. O processo será realizado via aplicativo Colab, por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br e pelo WhatsApp (51) 8924-1547 (sem inclusão do 9 na frente do número).

Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar o número do título de eleitor, CPF e data de nascimento, além de telefone e/ou e-mail caso opte por receber informações do processo. O voto é pessoal e intransferível.

Lançada pelo Governo do Estado em julho, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta neste ano irá disponibilizar R$ 55 milhões para aplicação em investimentos de propostas que serão sugeridas diretamente pela população.

Serão R$ 50 milhões para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), sendo 80% dos recursos distribuídos de forma igualitária entre os Coredes e 20% partilhados por meio de um rateio, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região. Mais R$ 5 milhões irão para os nove Coredes com maior número de votação, sendo R$ 1 milhão para o Corede que ficar em primeiro lugar e R$ 500 mil para os que ficarem entre o segundo e o nono lugar.

Da mesma forma que em 2021, a primeira etapa da Consulta Popular ocorreu de maneira digital pelo aplicativo Colab. O cidadão, após realizar seu cadastro no aplicativo, lançou sua proposta, em forma de postagem, com descrição da ideia e justificativa de sua importância para a região, nas áreas de: Agricultura; Turismo; Direitos Humanos e Assistência Social; Meio Ambiente; Cultura; Obras e Habitação; Transportes; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Trabalho e Renda.

Para entender o processo

Na primeira fase da Consulta Popular 2022, o Vale do Taquari teve 22 sugestões de projetos da comunidade regional deferidas pelo Governo do Estado dentre as mais de 40 enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 10 de setembro. A ideia que recebeu o maior número de “apoio/curtidas” foi da área de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O projeto regional visa a que “se transformem os dejetos suínos e outros dejetos industriais, de um passivo ambiental em um ativo econômico que gere energia a partir deles, em parceria com a Univates, que já possui estudos nesse sentido”. A Universidade do Vale do Taquari - Univates está envolvida com o projeto por meio da atuação do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

As indicações da região contabilizaram 21 curtidas, sendo que quatro foram destinadas ao projeto que irá compor a cédula de votação, junto com as outras três propostas que, neste ano, serão de, no mínimo, três áreas diferentes. Da mesma forma que em 2021, o projeto que recebeu mais curtidas/apoio na primeira etapa consta na cédula de votação, sem precisar passar pelas Assembleias do Codevat, somente para ajustes, caso o Conselho entenda como necessário.