Ajudarinho: por meio da doação, comunidade acadêmica estimula sonhos

Postado as 09/11/2022 22:35:01

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Uma nova campanha para o Ajudarinho foi lançada para o público interno da Universidade do Vale do Taquari - Univates no dia 7. “Traga +1”, o nome da campanha, tem como objetivo estimular a adesão de funcionários da Fundação Univates ao programa que, por meio de doação espontânea feita pela comunidade acadêmica, permite que estudantes possam realizar o sonho de cursar o Ensino Superior com até 80% do valor custeado pelo projeto.

O programa Ajudarinho, da Univates, é uma iniciativa que há 13 anos possibilita o acesso de estudantes carentes ao Ensino Técnico e Superior na Instituição, por meio da doação espontânea realizada pelas comunidades universitária e regional. No último dia 27 de janeiro de 2022, duas novas estudantes foram selecionadas e assinaram o termo de adesão ao programa. Em breve um novo edital será lançado para beneficiar mais dois estudantes.

Conforme a psicóloga Cristine Heineck, coordenadora do Ajudarinho, o clima de lançamento foi muito positivo. “Fiz uma retrospectiva do Programa. Passamos um vídeo novo do Henrique, um dos estudantes que já formamos. Vi que as pessoas estavam receptivas, se interessaram, gostaram da proposta. Já tivemos muitas adesões desde então. Vai se formando uma corrente do bem que contagia”. No total, já foram formados sete estudantes e quatro seguem estudando com o auxílio do programa. “Nos deparamos com histórias de vida que se modificaram a partir do estudo”.

Natalia Bottoni

Henrique da Rosa, de Arroio do Meio, se formou no curso de Enfermagem em 2018. “No grande dia da formatura, a alegria de uma mãe analfabeta e um pai gari de ver seu filho se formando foi grande. Isso foi nos dado por meio do programa Ajudarinho. Foi a quebra de um ciclo que passou por diversas gerações de minha família. Meus pais e irmãos jamais imaginaram um de nós formado. E, por meio do estudo e da educação, e do Ajudarinho, consegui chegar onde estou”.

Campanha Traga + 1

Direcionada a quem já faz parte do Ajudarinho como doador, a campanha instiga que os funcionários tragam um novo colega para participar. Quem colaborar recebe um mimo em troca. “A campanha conta com 150 xícaras. Queremos encher nossos espaços de trabalho de colegas usando as xícaras e os bottons, para que a gente fale mais sobre o Programa e lembre sempre da diferença que podemos fazer na vida das pessoas”, detalha Cristine.

Divulgação/Univates

Saiba mais

O Ajudarinho foi criado em 2009 como uma das ações em comemoração dos 40 anos da Univates. Na época tinha o nome de Fundo 40. Desde então formou sete pessoas pela Instituição com bolsas de 80% de desconto na mensalidade - auxílio que se estende até a formatura. Os beneficiados são selecionados a partir de um edital e são submetidos à reavaliação para analisar se os critérios continuam sendo atendidos. Também são verificadas as notas e faltas nas disciplinas.

Como ajudar

Atualmente em torno de 160 pessoas (funcionários, estagiários, diplomados e pessoas da comunidade) contribuem financeiramente para o Ajudarinho. As adesões podem ser realizadas em univates.br/ajudarinho. Para cada público existe uma forma de adesão, sendo o valor da contribuição definido pelo doador.

Logo ods