Projeto de extensão Pensamento Nômade conquista primeiro lugar no II Encontro Nacional de Extensão Universitária

Postado as 09/11/2022 22:26:02

Por Lucas George Wendt

O projeto de extensão Pensamento Nômade, vinculado ao programa Arte, Estética e Linguagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi considerado o melhor trabalho entre os apresentados no II Encontro Nacional de Extensão Universitária (Enexun), realizado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022.

O artigo “Projeto de extensão Pensamento Nômade: diálogos entre a universidade e a comunidade”, de autoria da bolsista Ketlin da Fonseca de Siqueira e da coordenadora do projeto, professora Fabiane Olegário, apresentou as propostas extensionistas desenvolvidas nos espaços parceiros da iniciativa. As autoras entendem que, nesse processo, tanto a universidade quanto as comunidades são beneficiadas pelas ações, pois o diálogo entre as instituições possibilita aos envolvidos outras formas de pensar, de se relacionar e de transformar o contexto no qual estão inseridos.

O II Enexun escolheu os três melhores trabalhos no dia 20 de outubro. Além do artigo sobre o projeto Pensamento Nômade, ficou em segundo lugar o trabalho “Extensão, educação e conscientização em áreas de risco geológico ‒ o exemplo da cidade de Ouro Preto - Minas Gerais”, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e em terceiro lugar o artigo “Alunos dos cursos de Engenharia e voluntários de extensão universitária desenvolvem soluções de melhoria para a terceira idade”, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Sobre o projeto

O projeto de extensão Pensamento Nômade tem como objetivo contribuir para a formação ético-estética de crianças e adolescentes de três comunidades parceiras, que integram a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), localizadas no município de Lajeado/RS.

Ele utiliza como procedimento metodológico oficinas envolvendo a linguagem artística, a fim de potencializar os processos inventivos e criadores dos participantes. As oficinas são desenvolvidas uma vez a cada semana em uma comunidade diferente.

Sobre o evento

O evento é composto de diversas atividades diferentes: XXVI Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, XXII Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação, XVI Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica Júnior da Univap, XII Encontro de Iniciação à Docência e II Encontro Nacional de Extensão Universitária. As atividades são importantes no contexto da Univap e também são tradicionais para alunos e pesquisadores de outras universidades.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods