Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Dois trabalhos de estudantes da Univates podem ser votados no Brasil Design Awards 2022

Por Lucas George Wendt

Postado em 09/11/2022 22:21:36


Compartilhe

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Dois trabalhos de estudantes do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão no shortlist do Brasil Design Awards (BDA) 2022. Os projetos estão recebendo voto popular. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar da votação criando uma conta na página do prêmio. A votação fica aberta até o fim de novembro. 

No último ano, a estudante da Univates Mariana Scheeren venceu o Grand Prix do BDA. 

Confira detalhes sobre os projetos do shortlist

Projeto As raízes de Dandá - Clique no link para votar 

Estudante: Ana Laura de Paoli Costa

A representatividade e o empoderamento têm grande relevância na construção da identidade de meninas pretas no Brasil. “As Raízes de Dandá” é um livro infantil ilustrado que tem como objetivo valorizar os cabelos e as origens dessas meninas, para que elas construam uma visão positiva e repleta de afeto sobre si mesmas. A narrativa acompanha as aventuras de Dandá pela descoberta de sua história e ancestralidade. No colo de sua avó, enquanto tem seus cabelos trançados e escuta histórias de suas origens, encoraja-se a valorizar suas raízes. O livro tem uma conexão muito estreita entre a construção da narrativa e o design editorial. É um projeto com muita cultura, afetividade e apoio para meninas que tiveram seus direitos negados e seus sorrisos tirados por tanto tempo.

Projeto I’mmigrant - Ferramenta de acolhimento e inclusão - Clique no link para votar

Estudantes: 

- Larissa Naitzel e Katrine Lucas: Gestão de Produto; 

- Amanda Coutinho, Luísa Fabris e Maísa Priori: Pesquisa e Documentação; 

- Marcelo Silva, Pietra Darde e Gabriel Basso: Planejamento e Mídia; 

- Larissa Medeiros, Laura Brugnera, Marcelo Betti e Thales Duarte: UI/UX; 

- Aline Bettineli e Roberta Stefani: Conteúdo Digital; 

- Bruna Schmidt, Laila Schmidt, Carolina Werlang e Erika Benini: Fotografia;

- A. Machado, D. Willsmann, J. A. da Silva, J. Brod, M. Faleiro, M. E. Ferrari, S. Morais e V. Richter: Apoio.

I’mmigrant é uma plataforma voltada aos imigrantes do Vale do Taquari/RS, com potencial para expansão e aplicação em outras regiões do Brasil. Seu objetivo é facilitar o acesso a informações para resolução de processos burocráticos no País, como emitir documentos, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou, ainda, ter acesso à saúde, educação e segurança. Acredita-se que as barreiras linguísticas são passíveis de mudanças, por isso, o projeto busca solucionar esse problema, centralizando as informações necessárias, acolhendo e proporcionando autonomia ao imigrante que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor Rodrigo Brod, são “projetos sensíveis que dialogam com os temas de inclusão e combate ao racismo, pautas importantes na nossa sociedade”.

Sobre o prêmio

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o Brasil Design Award (BDA) é a mais relevante premiação brasileira de design. Organizado de forma a selecionar os melhores projetos do mercado nacional, o BDA não aceita inscrições, mas reconhece e amplia a visibilidade e a capacidade criativa brasileira por meio da consolidação dos resultados das premiações nacionais e internacionais mais relevantes.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar