Dois trabalhos de estudantes da Univates podem ser votados no Brasil Design Awards 2022

Postado as 09/11/2022 22:21:36

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Dois trabalhos de estudantes do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão no shortlist do Brasil Design Awards (BDA) 2022. Os projetos estão recebendo voto popular. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar da votação criando uma conta na página do prêmio. A votação fica aberta até o fim de novembro.

No último ano, a estudante da Univates Mariana Scheeren venceu o Grand Prix do BDA.

Confira detalhes sobre os projetos do shortlist

Projeto As raízes de Dandá - Clique no link para votar

Estudante: Ana Laura de Paoli Costa

A representatividade e o empoderamento têm grande relevância na construção da identidade de meninas pretas no Brasil. “As Raízes de Dandá” é um livro infantil ilustrado que tem como objetivo valorizar os cabelos e as origens dessas meninas, para que elas construam uma visão positiva e repleta de afeto sobre si mesmas. A narrativa acompanha as aventuras de Dandá pela descoberta de sua história e ancestralidade. No colo de sua avó, enquanto tem seus cabelos trançados e escuta histórias de suas origens, encoraja-se a valorizar suas raízes. O livro tem uma conexão muito estreita entre a construção da narrativa e o design editorial. É um projeto com muita cultura, afetividade e apoio para meninas que tiveram seus direitos negados e seus sorrisos tirados por tanto tempo.

Projeto I’mmigrant - Ferramenta de acolhimento e inclusão - Clique no link para votar

Estudantes:

- Larissa Naitzel e Katrine Lucas: Gestão de Produto;

- Amanda Coutinho, Luísa Fabris e Maísa Priori: Pesquisa e Documentação;

- Marcelo Silva, Pietra Darde e Gabriel Basso: Planejamento e Mídia;

- Larissa Medeiros, Laura Brugnera, Marcelo Betti e Thales Duarte: UI/UX;

- Aline Bettineli e Roberta Stefani: Conteúdo Digital;

- Bruna Schmidt, Laila Schmidt, Carolina Werlang e Erika Benini: Fotografia;

- A. Machado, D. Willsmann, J. A. da Silva, J. Brod, M. Faleiro, M. E. Ferrari, S. Morais e V. Richter: Apoio.

I’mmigrant é uma plataforma voltada aos imigrantes do Vale do Taquari/RS, com potencial para expansão e aplicação em outras regiões do Brasil. Seu objetivo é facilitar o acesso a informações para resolução de processos burocráticos no País, como emitir documentos, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou, ainda, ter acesso à saúde, educação e segurança. Acredita-se que as barreiras linguísticas são passíveis de mudanças, por isso, o projeto busca solucionar esse problema, centralizando as informações necessárias, acolhendo e proporcionando autonomia ao imigrante que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor Rodrigo Brod, são “projetos sensíveis que dialogam com os temas de inclusão e combate ao racismo, pautas importantes na nossa sociedade”.

Sobre o prêmio

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o Brasil Design Award (BDA) é a mais relevante premiação brasileira de design. Organizado de forma a selecionar os melhores projetos do mercado nacional, o BDA não aceita inscrições, mas reconhece e amplia a visibilidade e a capacidade criativa brasileira por meio da consolidação dos resultados das premiações nacionais e internacionais mais relevantes.

Divulgação/Univates

Logo ods