Dois trabalhos de estudantes do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão no shortlist do Brasil Design Awards (BDA) 2022. Os projetos estão recebendo voto popular. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar da votação criando uma conta na página do prêmio. A votação fica aberta até o fim de novembro.
No último ano, a estudante da Univates Mariana Scheeren venceu o Grand Prix do BDA.
Confira detalhes sobre os projetos do shortlist
Projeto As raízes de Dandá - Clique no link para votar
Estudante: Ana Laura de Paoli Costa
A representatividade e o empoderamento têm grande relevância na construção da identidade de meninas pretas no Brasil. As Raízes de Dandá é um livro infantil ilustrado que tem como objetivo valorizar os cabelos e as origens dessas meninas, para que elas construam uma visão positiva e repleta de afeto sobre si mesmas. A narrativa acompanha as aventuras de Dandá pela descoberta de sua história e ancestralidade. No colo de sua avó, enquanto tem seus cabelos trançados e escuta histórias de suas origens, encoraja-se a valorizar suas raízes. O livro tem uma conexão muito estreita entre a construção da narrativa e o design editorial. É um projeto com muita cultura, afetividade e apoio para meninas que tiveram seus direitos negados e seus sorrisos tirados por tanto tempo.
Projeto Immigrant - Ferramenta de acolhimento e inclusão - Clique no link para votar
Estudantes:
- Larissa Naitzel e Katrine Lucas: Gestão de Produto;
- Amanda Coutinho, Luísa Fabris e Maísa Priori: Pesquisa e Documentação;
- Marcelo Silva, Pietra Darde e Gabriel Basso: Planejamento e Mídia;
- Larissa Medeiros, Laura Brugnera, Marcelo Betti e Thales Duarte: UI/UX;
- Aline Bettineli e Roberta Stefani: Conteúdo Digital;
- Bruna Schmidt, Laila Schmidt, Carolina Werlang e Erika Benini: Fotografia;
- A. Machado, D. Willsmann, J. A. da Silva, J. Brod, M. Faleiro, M. E. Ferrari, S. Morais e V. Richter: Apoio.
Immigrant é uma plataforma voltada aos imigrantes do Vale do Taquari/RS, com potencial para expansão e aplicação em outras regiões do Brasil. Seu objetivo é facilitar o acesso a informações para resolução de processos burocráticos no País, como emitir documentos, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou, ainda, ter acesso à saúde, educação e segurança. Acredita-se que as barreiras linguísticas são passíveis de mudanças, por isso, o projeto busca solucionar esse problema, centralizando as informações necessárias, acolhendo e proporcionando autonomia ao imigrante que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor.
Conforme o coordenador do curso de Design, professor Rodrigo Brod, são projetos sensíveis que dialogam com os temas de inclusão e combate ao racismo, pautas importantes na nossa sociedade.
Sobre o prêmio
Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o Brasil Design Award (BDA) é a mais relevante premiação brasileira de design. Organizado de forma a selecionar os melhores projetos do mercado nacional, o BDA não aceita inscrições, mas reconhece e amplia a visibilidade e a capacidade criativa brasileira por meio da consolidação dos resultados das premiações nacionais e internacionais mais relevantes.