Estudantes e professores da Univates embarcam para missão assistencial da Marinha na Amazônia

Postado as 09/11/2022 08:37:09

Por Natalia Nissen

Oito estudantes e dois professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates embarcam para a Amazônia nesta quarta-feira, 9, para colocar conhecimento em prática e ajudar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O grupo participará de mais uma etapa do Projeto Asshop - Comissão de Assistência Hospitalar, uma iniciativa da Marinha do Brasil para atender populações ribeirinhas da Amazônia. Neste ano, as atividades são relacionadas ao Novembro Azul.

Seis estudantes do curso de Medicina e dois do curso de Odontologia foram selecionados e serão acompanhados nas atividades pelos professores Cezar Roberto Van Der Sand, da Medicina, e Maurício Fernando Nunes Teixeira, da Odontologia. Eles viajam para Manaus e, na quinta-feira de manhã, embarcam no Navio Hospital da Marinha do Brasil - Carlos Chagas (U19), onde permanecerão por 12 dias.

Segundo o professor Van Der Sand, o projeto oportuniza a experiência em uma realidade totalmente diferente daquela em que os estudantes estão inseridos, tanto no aspecto cultural quanto nas condições de trabalho e patologias a serem identificadas e tratadas. “A ideia é justamente sair da bolha em que vivemos e ter uma visão mais diversa. Isso é fundamental para a formação dos estudantes e também estimula um senso de solidariedade essencial em profissões como a Medicina e a Odontologia”, declara.

Divulgação

O professor e coordenador do projeto na Univates destaca que o número de inscritos no edital de seleção também foi surpreendente. O processo seletivo foi direcionado a estudantes matriculados nos últimos três semestres da graduação, tendo demonstrado interesse em participar do projeto cerca de um terço dos acadêmicos. Para Van Der Sand, a iniciativa beneficia a população atendida, os estudantes e a Universidade.

Ficamos muito satisfeitos com a quantidade de inscritos. Isso mostra que os acadêmicos têm interesse em ajudar e em conhecer outras realidades. Esse tipo de projeto leva o nome da Univates para além da nossa região e gera conhecimento, vivência e experiências das quais os participantes jamais esquecerão.
Professor Cezar Roberto Van Der Sand

O grupo pretende produzir materiais para serem compartilhados nas redes sociais, por meio do perfil @asshop.univates, para estimular outros estudantes a participarem do projeto e repercutir a experiência para a comunidade acadêmica e demais interessados em saber mais sobre o projeto.

Saiba mais sobre o Asshop

A Marinha do Brasil realiza operações de assistência médica, odontológica e de orientação sanitária na região amazônica há mais de 20 anos. Os atendimentos acontecem em navios de assistência hospitalar e são voltados a populações ribeirinhas e indígenas que vivem em comunidades carentes ou isoladas da assistência regular de saúde e de saneamento básico.

Em 2019, um grupo de oito estudantes da Univates, acompanhados por dois professores, participou das operações do projeto na Amazônia.

Logo ods