Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
No final do mês de agosto, a Fundação Univates e a Prefeitura de Venâncio Aires firmaram um contrato de prestação de serviços de gestão da saúde para implantação do Programa Saúde na Hora e de Equipes de Atenção Primárias (eAPs) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gressler.
Após processo seletivo para preenchimento de 13 vagas no setor de Assistência Profissional em Saúde (APS Univates), a equipe iniciou os trabalhos na UBS Gressler na semana passada. Os novos profissionais atuam na prestação dos serviços de consultas médicas, consultas e procedimentos odontológicos, verificação dos sinais vitais, realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e covid-19, testes de glicemia, aplicação de vacinas de rotina e das campanhas do Ministério da Saúde, conforme o Programa Nacional de Imunização, entre outras atividades.
Conforme a administração municipal, a gestão compartilhada possibilitará o aumento da oferta de serviços médicos, odontológicos e de enfermagem para a comunidade, além da ampliação do horário de atendimento ao público. A expectativa é que a unidade realize 150 consultas médicas e 60 consultas odontológicas a mais todos os meses. Agora, a UBS Gressler funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 20h.
Segundo o secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, a equipe recém-contratada está em fase de transição e, em alguns dias, os demais funcionários geridos pela Prefeitura serão realocados em outras unidades que demandam reforço na equipe. É fundamental destacar que não se trata de uma terceirização. O município segue com gerência nessa unidade, mas foi uma forma moderna que encontramos para qualificar e ampliar os serviços prestados, explica Quintana.
A Fundação Univates já realiza a gestão e operacionalização da equipe de atenção básica que atua na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), por meio de contrato firmado no mês de março deste ano.