Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bom Retiro do Sul
No dia 21 de outubro, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates e do projeto de extensão Patrimônio Vivo apresentaram o trabalho realizado no município de Bom Retiro do Sul para identificação da arquitetura, história e do patrimônio cultural da cidade.
A cartilha Recolorindo Memórias foi apresentada para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmãs Pivatto, de Bom Retiro do Sul. A publicação traz um panorama da diversidade arquitetônica existente em Bom Retiro do Sul, com fortes traços culturais que remetem ao período de povoamento do local.
O material foi referência para a elaboração de um mapa e de croquis para colorir, que será trabalhado pelos alunos da rede municipal, com o objetivo de instigar o conhecimento sobre a memória do município, colorindo as edificações e paisagens representadas, promovendo a valorização, o despertar do interesse e a sua proteção.
A cartilha foi organizada e apresentada pelos professores Jauri dos Santos Sá e Jamile Maria da Silva Weizenmann e pelas alunas Bruna Karolina Schuster Becker e Vitória Gabriel Krey.
A secretária de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul, Josi Görgen, o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), André Luís Tanski Azeredo, e a historiadora do setor de Patrimônio Histórico da Smec, Clarisse Gravina, acompanharam a apresentação do trabalho.
Após a apresentação do material, as acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates participaram de rodas de conversa com os alunos da cidade para troca de informações sobre a identificação de patrimônios culturais regionais e nacionais.