Trote Solidário 2022 arrecada 1.470 quilos de alimentos para entidades de Lajeado

Postado as 27/10/2022 20:38:12

Por Lucas George Wendt

A campanha Trote Solidário, iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu Núcleo Acadêmico, resultou na arrecadação e repasse de 1.470 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza para a Prefeitura de Lajeado nesta quarta-feira, 26. Os produtos foram destinados a entidades do município por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS), com o Setor de Segurança Alimentar.

O Trote Solidário ocorre em todo o Rio Grande do Sul em uma parceria entre universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Estado. No município, a parceria é com o Rotary Club Engenho e estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Em Lajeado, a campanha aconteceu no sábado, dia 22 de outubro, quando os acadêmicos do curso de medicina da Univates arrecadaram os 1.470 quilos de alimentos em diversos pontos da cidade. Foram arrecadados pacotes de bolacha, açúcar, leite, arroz, feijão, óleo de cozinha, farinha, massa e materiais de limpeza e higiene.

“Ficamos muito felizes com ações como esta, realizadas por estudantes e associações como o Rotary. Essa arrecadação ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também promove a solidariedade da comunidade. As entidades beneficiadas desenvolvem diversos projetos sociais no município, e essas doações só reforçam a importância delas na comunidade”, ressalta a integrante do setor de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Marise Kayser.

Prefeitura de Lajeado

Foram beneficiadas as seguintes instituições e entidades

- Paróquia Santo Inácio

- Paróquia São Cristóvão

- Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama

- Fundef

- APAE

- SLAN

- Lar Aconchego

- Lar Tabita

- Associação Marinez/Move Mães

- Adefil

- EMEI Mundo Mágico do bairro das Nações

O que é a Segurança Alimentar e Nutricional

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como bases as práticas alimentares promotoras da saúde e que respeitem a diversidade cultural, além de serem ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. É importante que as políticas estratégicas sejam construídas e geridas por vários setores em conjunto.

Conforme a assistente social do município, Fátima Luciane Machado, em março foi iniciado na SMDS a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, seguindo as diretrizes do SISAN - Sistema Nacional Alimentar e Nutricional do Ministério da Cidadania.

Prefeitura de Lajeado

Logo ods