No Aula+, estudantes participam da construção do conhecimento e das adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem

Postado as 27/10/2022 08:15:55

Por Natalia Nissen

O Aula+ é uma proposta pedagógica e curricular inovadora, criada pela Univates para transformar os processos de ensino e de aprendizagem dos cursos de graduação. O ecossistema foi pensado com foco no estudante e nas diferentes possibilidades de interação com o mercado de trabalho e com a comunidade.

Entre os objetivos do formato Aula+ está a ampliação da ideia do espaço da sala de aula. A proposta de personalização do ensino foi implementada no primeiro semestre de 2021, primeiramente nos cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Design, Direito, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Atualmente, todos os cursos de graduação presenciais, exceto Medicina, são contemplados pelo projeto.

Assim como a ideia de construção conjunta do conhecimento, a proposta do Aula+ também é suscetível a adaptações a partir do diálogo e da experiência. Os próprios estudantes e professores manifestam suas percepções, principalmente por meio da Autoavaliação Institucional, já tendo sido adotadas algumas medidas para melhorar a experiência de todos os envolvidos nesses processos de ensino e de aprendizagem.

Proposta aberta a adaptações

O professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, destaca que as coordenações de curso têm autonomia para fazer algumas adequações e, a partir dos apontamentos feitos por estudantes, flexibilizar a contratação de carga horária para cada semestre.

Vitória Giovanella

Antes, era necessário optar entre um bloco fixo de 200 horas-aula ou dois blocos, totalizando 400 horas-aula. Agora, o estudante contrata um bloco fixo e escolhe a carga horária adicional conforme a disponibilidade de componentes curriculares do curso naquele semestre.

A partir das observações feitas na Autoavaliação, também foi identificada a necessidade de realizar adequações na organização de salas de aula. As coordenações de curso estão mais atentas para alocar turmas considerando horários e salas próximas, evitando o deslocamento entre prédios em curto espaço de tempo.

Estúdio de Criação

Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design, da área da Economia Criativa, contam com o componente curricular chamado Estúdio de Criação, que é um atelier de experimentação e criação colaborativa.

Segundo o coordenador do curso de Design, Rodrigo de Azambuja Brod, ainda que a proposta inicial do Estúdio de Criação tenha sido incentivar a autonomia dos estudantes para os projetos e desafios propostos em aula, observou-se que seria necessário realizar mais momentos de aula no conceito tradicional.

O componente tem participação de estudantes do primeiro ao último semestre do curso, com níveis diferentes de maturidade. Assim, dividimos o componente em duas etapas (dois bimestres). A primeira é dedicada a aulas e capacitações, e a segunda é voltada ao desenvolvimento dos projetos de forma mais autônoma
Rodrigo de Azambuja Brod, coordenador do curso de Design

Outra mudança foi a redução no número de estúdios que formam o componente curricular, de oito para cinco, garantindo que cada um tenha sempre, pelo menos, um professor responsável.

Educação a Distância (EAD)

Os cursos do Aula+ são presenciais, mas podem ter até 40% da carga horária em aulas a distância. O diferencial dessas aulas em relação ao que se conhece como EAD tradicional é que o professor organiza os próprios materiais e realiza uma videoconferência semanal. Essa prática garante a presença e o envolvimento do professor com a turma e o conteúdo abordado, mesmo nos componentes com encontros a distância.

No caso das disciplinas EAD, a legislação prevê que uma atividade avaliativa seja realizada de forma presencial no campus.

Participe da autoavaliação dos cursos presenciais

A autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e técnicos da Univates pode ser respondida até o dia 18 de novembro. Para participar, basta acessar o formulário, disponível em univates.br/avaliacao. As respostas podem ser editadas a qualquer momento até o último dia de avaliação, e o formulário não precisa ser preenchido em uma vez. As respostas são registradas de forma anônima.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods