Com informações da Prefeitura de Lajeado.
A Unidade de Saúde do bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, conquistou o Selo Bronze do primeiro ciclo da Rede Bem Cuidar RS. Agora a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é certificada como Unidade Básica Amiga do Idoso - Selo Bronze. O programa, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), conta com ações organizadas em eixos estratégicos e busca fortalecer os serviços de atenção primária à saúde oferecidos à população. Neste primeiro ciclo, as atividades foram voltadas à pessoa idosa.
Melisse Paloschi, uma das enfermeiras coordenadoras da unidade, conta que, para obtenção do Selo Bronze, foi necessário realizar alguns processos e implementar determinadas práticas para atender aos critérios do programa. A partir do reconhecimento, a equipe já projeta os próximos passos para obtenção do Selo Prata e, posteriormente, do Selo Ouro.
A enfermeira coordenadora, Flávia Dickel, destaca que o reconhecimento é uma forma de valorização do empenho e da dedicação de todos os profissionais que atuam na unidade. Ficamos lisonjeados em poder desenvolver o programa na nossa unidade e estamos sempre em busca de proporcionar um melhor atendimento para a população, ressalta.
O certificado foi entregue em cerimônia realizada na quinta-feira, 13, no Hospital Bruno Born (HBB). A solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo, da vice-prefeita Gláucia Schumacher, do secretário municipal de Saúde, Cláudio André Klein, e das enfermeiras coordenadoras da unidade, Melisse Paloschi e Flávia Dickel.
Saiba mais
A Unidade de Saúde do Jardim do Cedro possui gestão compartilhada dos profissionais da unidade entre Prefeitura de Lajeado e Univates, por meio da Assistência Profissional em Saúde (APS). Em Lajeado, a unidade foi escolhida para integrar o programa Rede Bem Cuidar RS, que faz parte do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps) e consiste em uma proposta colaborativa entre Estado e municípios para inovar e qualificar os serviços de saúde oferecidos à população.
As ações do programa são organizadas nos seguintes eixos estratégicos: gestão e processos de trabalho, promoção e educação em saúde, comunicação em saúde e ambiência, e participação social. A cada seis meses, a SES realiza o monitoramento das ações do ciclo em desenvolvimento e do atendimento aos critérios de adesão.