Encerrada a primeira etapa da programação do Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari

Postado as 11/10/2022 14:57:53

Por Pietra Darde e Natalia Nissen/Univates

A primeira etapa da programação do 15º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi encerrada na noite da última sexta-feira, 7, com a realização do 2º Tech Talks Day. O CCTEC, que reuniu as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação da Univates, contou com diversas palestras, competições, oficinas, painéis, entre outras atividades híbridas, durante os cinco dias de evento. A programação segue no dia 20 de outubro com a realização do Technology Day.

O CCTEC tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar professores, pesquisadores, estudantes e comunidade no âmbito da ciência e da tecnologia, promovendo o conhecimento científico, fortalecendo as relações entre a academia e a sociedade e oportunizando um espaço de convivência, debate e troca de experiências entre os participantes.

Um dos destaques da programação foi a palestra de abertura “Do conhecimento à inovação”, ministrada por Marcelo Lubaszewski, no Teatro Univates.

Luana Hofstatter Eidelwein/Univates

Para a estudante de Engenharia Elétrica Caroline Dick, as atividades trouxeram mais conhecimento e também despertaram sua curiosidade para se aprofundar em alguns temas. “Neste ano, em especial, houve várias atividades direcionadas ao meu curso. A oficina de Matlab, com a coordenadora do meu curso, foi a que mais me chamou a atenção. Eventos como este são importantes, pois acabam dando um gosto de coisas diferentes, as quais futuramente podem fazer parte do nosso dia a dia”, afirma.

Além disso, durante a semana aconteceram diversas palestras, oficinas e painéis, que foram prestigiados, em sua maioria, por estudantes da Universidade, diplomados, professores e pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O encerramento da semana ocorreu com o 2º Tech Talks Day, evento organizado pelo Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Software. Pessoas que trabalham na área da Tecnologia da Informação e diplomados foram convidados para compartilharem suas experiências e apresentarem as tecnologias que estão sendo utilizadas atualmente.

A estudante do curso de Engenharia de Software Gabrielli Sartori participou do CCTEC pela primeira vez. Ela conta que o evento superou suas expectativas. “O que me motivou a participar do CCTEC foi a possibilidade de conhecer tecnologias que não estou habituada a utilizar no meu dia a dia, e isso desperta a curiosidade de aprender algo novo que irá agregar na minha vida profissional. O Tech Talks Day superou minhas expectativas, por trazer uma abordagem diferente, descontraída e participativa. É um evento com algumas palestras de 15 minutos, que nos proporciona um momento de grande aprendizagem, além do networking. É um evento pensado por alunos para alunos e é muito gratificante fazer parte disso”, relata.

Vitória da Silva/Divulgação

Technology Day

O VIII Technology Day é um evento que integra a ludicidade e o conhecimento científico e tecnológico, reunindo estudantes das áreas de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação da Univates e alunos de Ensino Médio da região em diversas competições. A programação será realizada no dia 20 de outubro, a partir das 19h30min, no Complexo Esportivo da Univates.

O objetivo da programação é proporcionar um ambiente de integração, em que os competidores demonstram suas habilidades em diferentes modalidades e a plateia torce pelos projetos que despertam mais interesse.

Desafios e competições do VIII Technology Day

- Aparato de Proteção ao Ovo (APO)
- Pontes de Espaguete - Modalidade Mista
- Pontes de Espaguete - Ensino Médio
- Competição Ponte de Palito de Picolé
- Competição de Desenvolvimento de Produto
- Desafio Kit Mola
- Competição de Robótica
- Projeto Ponto de Partida (somente premiação)
- Concurso de Arquitetura Instituições Comung (madrugadão e premiação)

Inscrições

Quem quiser receber o certificado de participação deve realizar inscrição gratuita como ouvinte no 15º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC).

Logo ods