Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dois trabalhos da Univates recebem destaque nas Sessões Tertúlias do 23º Salão de Extensão da Ufrgs

Postado as 07/10/2022 11:46:39

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada no 23º Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), evento realizado em Porto Alegre na última semana. A Instituição, por meio de seus docentes e bolsistas, apresentou três ações nas Sessões Tertúlias, parte da programação do evento, das quais duas foram premiadas.  

As Sessões Tertúlias são uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhamento de conhecimento, privilegiando a aprendizagem a partir da troca de ideias e de experiências entre as atividades de extensão das universidades que participam do evento. Durante quatro dias, as Tertúlias promoveram debate e compartilhamento de experiências no 23º Salão de Extensão. Cada sessão foi organizada por eixos temáticos, para facilitar a integração. 

A Instituição apresentou as seguintes iniciativas de extensão: “Guerra da Ucrânia na sala de aula”, “Projeto Marias: humanização e cuidado no cárcere feminino” e “Projeto Habitar Bem - Ações extensionistas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade em Lajeado/RS”. Os dois últimos projetos receberam destaque. O Marias, além de ser destaque na Tertúlia, também foi um dos oito projetos premiados no Salão de Extensão. 

O encerramento do Salão Ufrgs 2022 aconteceu na sexta-feira (30) e reuniu os destaques e os premiados do 23º Salão de Extensão, incluindo os projetos apresentados nas Sessões Tertúlias.

Divulgação/Univates

Reconhecimento da extensão da Univates 

A coordenadora do projeto Habitar Bem, professora Jamille Maria da Silva Weizenmann, comenta que a prática da extensão é um dos maiores desafios da Universidade, especialmente quando se trata da sua interface com a pesquisa, o ensino e a curricularização. 

“Participar da modalidade Tertúlias na Ufrgs nos permitiu trocar ideias e refletir sobre os diferentes caminhos da extensão. Isso reforça a importância da relação dialógica que estabelecemos com as comunidades, além de parceiros, como agentes do poder público, para gerar impacto e resultados mais efetivos, sobretudo quando se trata de projetos como o Habitar Bem, que envolvem comunidades em vulnerabilidade social. Receber esse destaque no Salão de Extensão da Ufrgs mostra a valorização do nosso trabalho, do caminho que estamos seguindo, e permite reconhecer a qualidade da extensão universitária da Univates no contexto regional”.

Divulgação/Univates

A professora Silvane Fensterseifer Isse, coordenadora do projeto Marias, diz que a extensão universitária da Univates vem sendo feita com muito cuidado e se fortalecendo enquanto espaço de articulação com a pesquisa e o ensino. “Ser um dos oito projetos premiados no Salão, tendo em vista a qualidade dos outros trabalhos apresentados nas Tertúlias, dá visibilidade ao que fazemos, ao impacto das nossas ações nas comunidades, e expressa a responsabilidade social da Univates. A valorização da extensão contribui para o interesse e a adesão de estudantes e professores, bem como para sua inserção nos currículos de formação”, complementa.

Divulgação/Univates

A coordenadora da extensão universitária da Univates, professora Merlin Janina Diemer, destaca que, como instituição comunitária, a Univates tem forte inserção no território onde atua e isso impacta positivamente, contribuindo para a geração e disseminação de conhecimentos e, também, para a transformação da comunidade. “A extensão tem um papel propulsor no desenvolvimento social. Cabe destacar que todos os envolvidos são impactados, pois a extensão configura-se como um espaço significativo de formação e desenvolvimento humano”.  

Números do evento 

Nesta 23ª edição do Salão de Extensão, além dos 12 trabalhos presentes na Mostra Interativa, das 30 oficinas, das 22 sessões do Planetário Itinerante e dos 140 trabalhos apresentados em 27 sessões na modalidade Vídeo-Pôster, foram inscritos 257 trabalhos na modalidade Tertúlia, divididos em 25 sessões temáticas, com destaque em cada sessão. 

O Salão de Extensão também recebeu 19 trabalhos de sete instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. A entrega dos certificados e prêmios foi feita pela Pró-Reitora Adelina Mezzari e pelo Vice-Pró-Reitor Eduardo Cardoso. Foram 25 destaques nas Sessões Tertúlias e nove premiados no Salão de Extensão (oito das Tertúlias e um da Mostra Interativa).

Projeto Habitar Bem

Projeto Habitar Bem

Divulgação/Univates

Projeto Habitar Bem
Projeto Habitar Bem

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Projeto Marias
Projeto Marias

Divulgação/Univates

Logo ods