Inaugurado recentemente para a comunidade acadêmica, agora é hora de o Labrinque ‒ Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, receber crianças para Uma noite no Labrinque. O evento será realizado no dia 27 de outubro, a partir das 19h, marcando mais uma etapa da inauguração do novo espaço.
A atividade é destinada a crianças vinculadas aos professores e colaboradores da Univates. O objetivo é proporcionar às crianças o contato com a literatura infantil, com os jogos pedagógicos e com as possibilidades que o novo espaço oferece.
Para participar, é necessário se inscrever previamente. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.
O evento terá contação de histórias do grupo de doutores palhaços do projeto Clown - E Seu Sorrir!? e um Circuito de Jogos. Giovana Morais Rigo, autora da coleção Sarali e a Magia dos Doces, histórias que serão contadas, também estará presente para receber os pequenos. A atividade será dividida em dois momentos: das 19h às 20h e das 20h às 21h, sendo destinadas 30 vagas para cada momento.
Saiba mais sobre o Labrinque
O Labrinque é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão destinado a professores, acadêmicos e comunidade em geral, voltado ao desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. O local oferece aos docentes condições de aperfeiçoar sua prática pedagógica e de utilizar o espaço físico como recurso nas práticas de ensino, além de subsidiar a prática pedagógica dos discentes e servir de apoio aos docentes e discentes como espaço para o desenvolvimento de propostas inovadoras.
No espaço há jogos de todas as áreas do conhecimento, muitos deles produzidos por estudantes que estavam vinculados à antiga Brinquedoteca da Univates. Além disso, também são encontrados no local os jogos que são usados pelos participantes do projeto Alfabeletrando. No laboratório há um espaço destinado para leitura e contação de histórias e um palco com camarim para troca de fantasias.
A Brinquedoteca da Univates, que serviu de fundamento para o Labrinque, foi inaugurada em 2002, tendo sido uma das pioneiras no Estado. Quando iniciou suas atividades, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria possuíam brinquedotecas.