Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor representa a Univates em evento científico no Canadá

Postado as 30/09/2022 11:43:04

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Acervo pessoal



O professor doutor Daniel Auler, que atua nos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no dia 18 de setembro esteve na cidade de Hallifax, na Nova Escócia (Canadá), para apresentar trabalho de pesquisa na 14ª Conferência Internacional de Pesquisa em Inovação Social (ISIRC, na sigla em inglês). O evento foi promovido pelo Centro de Empreendedorismo e pelo Centro de Liderança de Excelência da Universidade Saint Mary’s. 

O congresso é o maior evento interdisciplinar global sobre a temática da inovação social e reúne pesquisadores, estudiosos, organizações e entidades do mundo inteiro ligados à área. Neste ano, o evento contou com um conjunto de seminários, discussões e apresentações de trabalhos sobre o tema central “Liderando a mudança por meio da construção de capacidades para a inovação social”. 

Dentre as principais palestras, estiveram proferindo falas durante o evento pesquisadores de cidades como Toronto e Montreal, no Canadá; St. Gallen, na Suíça; e Buenos Aires, na Argentina. As temáticas abordadas foram os ecossistemas e projetos de inovação social, liderança feminina e inclusão no mercado de trabalho, equidade na ciência e tecnologia no período pós-covid-19.

Divulgação/Acervo pessoal

O trabalho apresentado pelo professor Daniel é resultado de pesquisa desenvolvida com os professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) Marlon Dalmoro, Fernanda Sindelar e Carlos Cândido da Silva Cyrne. 

Na temática central do trabalho, os pesquisadores abordaram a dinâmica de desenvolvimento da inovação social enquanto prática de melhorias em uma comunidade. No caso específico, foi tratado, no trabalho, a construção do mercado de produtos agroecológicos no Vale do Taquari, impulsionado fortemente pela Feira Agroecológica, que se instalou inicialmente na Univates e hoje existe em várias cidades da região. 

Divulgação/Acervo pessoal

“Foi muito interessante apresentar o papel da nossa Universidade na construção de um mercado tão específico como o agroecológico e que tem grande potencial de desenvolvimento da nossa região. É realmente a Univates cumprindo seu papel enquanto agente estratégico de mudança positiva no Vale do Taquari, e isso ficou evidente para todos os presentes na sessão de apresentação”, comenta Auler.

PPGSAS tem inscrições abertas

A Univates recebe inscrições, até o dia 28 de outubro, para o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis. Os candidatos devem realizar sua inscrição no site, informando seus dados e realizando o pagamento do valor de R$ 100,00. Para conferir o edital completo, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5616.

Logo ods