A diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Tainá Manfredini foi uma das vencedoras do Concurso de Foto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), que teve como tema Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul. A fotografia registrada pela diplomada irá compor o Calendário 2023 do CAU/RS.
O concurso fotográfico promovido pelo CAU/RS objetivou despertar o olhar de fotógrafos amadores e profissionais para o patrimônio histórico e cultural gaúcho. Os registros deveriam apresentar bens patrimoniais ou culturais edificados localizados no Rio Grande do Sul.
Os temas fotografia e patrimônio histórico sempre despertaram o interesse de Tainá. Para ela, participar do concurso foi uma forma de valorizar e enaltecer a arquitetura do Estado. Eu tenho muito interesse por fotografia. Para mim, é uma forma de expressar meu olhar sobre o que nos cerca, de observar e registrar os elementos inseridos no espaço. Eu acredito que arquitetura e fotografia se inter-relacionam. Os conhecimentos adquiridos na graduação em Arquitetura, como história, teoria, geometria descritiva, perspectiva e sombras, entre outros, auxiliam na escolha do ângulo, no enquadramento da fotografia e na capacidade de abstração e observação, revela Tainá.
A fotografia selecionada foi registrada pela arquiteta quando ela ainda não tinha a intenção de participar do concurso. Com seu celular, Tainá fotografou o Cais Mauá, localizado em Porto Alegre. É um local que está vinculado à história, à modernização e ao desenvolvimento urbano de Porto Alegre. Além disso, é um local de contemplação, próximo ao cartão-postal de Porto Alegre: a Orla do Guaíba. Podemos observar que a foto apresenta um ponto de fuga, ou seja, todas as linhas convergem para um ponto. De um lado temos a paisagem natural, do outro, o cais, o ambiente construído, explica.
As doze fotos vencedoras do concurso e as quatro menções honrosas foram divulgadas em transmissão ao vivo no canal do CAU/RS no YouTube. Tainá conta que ficou muito feliz por um de seus registros ter sido selecionado para o concurso. A foto do cais é muito representativa da capital dos gaúchos. Espero, com ela, valorizar e enaltecer o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, finaliza a arquiteta.