Na primeira fase da Consulta Popular 2022, o Vale do Taquari teve 22 sugestões de projetos da comunidade regional deferidas pelo Governo do Estado de mais de 40 enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 10 de setembro e a ideia que recebeu o maior número de apoio/curtidas foi da área de Inovação, Ciência e Tecnologia.
O projeto regional visa que se transforme os dejetos suínos e outros dejetos industriais, de um passivo ambiental, em um ativo econômico que gere energia a partir deles, em parceria com a Univates, que já possui estudos nesse sentido. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é envolvida no projeto por meio da atuação do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates.
As indicações da região contabilizaram 21 curtidas, sendo que quatro foram destinadas ao projeto que irá compor a cédula de votação, junto com as outras três propostas que, neste ano, serão de, no mínimo, três áreas diferentes. Da mesma forma que em 2021, o projeto que recebeu mais curtidas/apoio, na primeira etapa, consta na cédula de votação sem precisar passar pelas Assembleias do Codevat, somente para ajustes, caso o Conselho entenda como necessário.
Agora, a próxima etapa é a realização da Assembleia Regional. Nesta fase serão apresentados e discutidos os projetos que foram deferidos pela Secretaria Estadual. A avaliação tem o objetivo de complementar os projetos para que, posteriormente, sejam eleitos aqueles que vão compor a cédula de votação no Vale do Taquari.
Na data, os participantes ainda escolherão os delegados que os representarão na Assembleia Ampliada. No Vale do Taquari, os dois projetos mais votados na Consulta Popular vão dividir o valor de R$ 1.571.428,57. A votação em cédula das propostas ocorre das 7h do dia 14 de novembro às 23h59 do dia 23 de novembro de 2022.
Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar dados pessoais, entre eles, o número do título de eleitor, o CPF e a data de nascimento. O voto é pessoal e intransferível.