Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Estudantes da Univates participam do Rolê Cultural

Por Pietra Darde

Postado em 27/09/2022 10:43:38


Compartilhe

Cerca de 30 estudantes de diversos cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram de uma experiência cultural na tarde ensolarada  do último sábado, dia 24 de setembro. O destino da primeira edição do Rolê Cultural, atividade organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi a cidade de Porto Alegre. 

O objetivo do Rolê foi promover um passeio pelo Centro Histórico de Porto Alegre, tendo como foco a cultura e o patrimônio da cidade. Os estudantes conheceram os espaços e edifícios que marcaram a história gaúcha e hoje são importantes atrações culturais.

“Escolhemos a capital gaúcha por ter uma história muito rica, um vasto patrimônio cultural, arte e arquitetura. Ela está próxima de nós, mas muita gente quase não a conhece”, explica o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Augusto Alves. 

O roteiro da visitação abrangeu a área central, iniciando pelo Mercado Público e finalizando na Usina do Gasômetro. Os principais espaços visitados foram o Paço Municipal, a Praça XV de Novembro, a avenida Borges de Medeiros, a rua da Praia e a Praça da Alfândega, o cais do Porto e a orla do Guaíba, com seu conjunto arquitetônico e lugares históricos. Os estudantes também visitaram os prédios do Farol Santander, Memorial do RS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde apreciaram as exposições da 13ª Bienal do Mercosul. Outras edificações foram contempladas apenas externamente, como, por exemplo, os prédios da Avenida Borges de Medeiros e da rua da Praia, a Prefeitura Velha e a Igreja das Dores.

Augusto Alves

O professor Augusto destaca que propiciar à comunidade acadêmica uma experiência cultural significativa amplia o repertório cultural. “As saídas de campo são ótimos momentos para integração e trocas entre estudantes de diferentes cursos em uma atividade multidisciplinar. Além disso, é muito importante viajar e conhecer novos lugares, ampliar os horizontes, sobretudo se a programação tiver caráter cultural. É fundamental conhecer mais a nossa história, arte, cultura e arquitetura, para que os valores que nos identificam sejam passados para as gerações futuras. Também é legal mostrar aos jovens que, em um mundo definido pela inovação e transformação constantes, a história pode ser muito viva, interessante e transformadora”, revela.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Taísa Grapegio da Silva conta que adora participar de eventos culturais, principalmente aqueles que envolvem arquitetura. “Eu já conhecia o Centro Histórico, mas sempre é bom revisitar lugares já conhecidos. É possível ver algo diferente na paisagem, seja no entorno das edificações ou nas nas atividades sociais realizadas. Dessa vez não foi diferente. Nossa visita teve a feliz coincidência de ser realizada nas datas em que a 13ª Bienal do Mercosul estava sendo exposta e foi muito gratificante apreciar as obras e suas ideias de concepção. O professor Augusto também mostrou todo seu conhecimento sobre os espaços urbanos e tirou as dúvidas da turma de forma descontraída e divertida. Super indico esses passeios”, destaca.

Estão previstas novas edições do Rolê Cultural para conhecer cidades de outras regiões, como Pelotas, por exemplo. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar