Pibid e Residência Pedagógica recebem 147 de bolsas destinadas aos acadêmicos de licenciatura

Postado as 21/09/2022 08:58:50

Por Lucas George Wendt

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão com inscrições abertas. São disponibilizadas 72 bolsas para o Pibid e 75 para o Residência Pedagógica, direcionadas aos alunos de licenciatura da Instituição.

As atividades enquanto bolsistas da Capes, iniciaram em setembro de 2022 e podem se estender por até 18 meses. As bolsas são de R$ 400,00 mensais, depositadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) diretamente na conta bancária do estudante selecionado.

As inscrições para o Pibid podem ser feitas aqui e para a Residência Pedagógica, aqui. Ainda existem vagas disponíveis para os interessados. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail pibid@univates.br e residenciapedagogica@univates.br.

Para o Pibid/Univates 2022 e a Residência Pedagógica/Univates 2022 serão firmadas parcerias com escolas públicas da região do Vale do Taquari. Segundo a coordenadora do Residência Pedagógica na Univates, professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, ambos os projetos são fundamentais para qualificar o processo de formação docente, pois os graduandos assumem de fato o seu papel de coformador, junto com a escola.

“Essa é uma grande conquista”, destaca a docente. “Além disso, os incentivos à publicação e participação em eventos, os livros publicados, os eventos organizados pela Univates, desde seminários que integram os cursos de licenciatura e os Programas de Pós-Graduação em Ensino, Ambiente e Desenvolvimento e em Ensino de Ciências Exatas até congressos internacionais, fazem um grande diferencial nos currículos de nossos estudantes e em nossos projetos”, explica a coordenadora.

Logo ods