Estudantes da Univates criam projeto para a nova sede da Apae de Encantado

Postado as 12/09/2022 16:28:06

Por Pietra Darde

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates elaboraram um estudo visando à elaboração de um projeto arquitetônico para a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Encantado. O trabalho é fruto de um concurso promovido na disciplina Atelier Integrado VIII do curso, realizado ao longo do primeiro semestre de 2022.

A parceria entre a Univates e a Apae de Encantado iniciou no final de 2021, quando a Associação contatou o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Semeia (Emau) relatando a situação atual de sua sede e comentando a necessidade de adequação de sua estrutura para melhor atender a sua comunidade.

A partir daí foi criado um acordo de cooperação entre a Univates e a Apae para realizar uma ação que auxiliasse no processo de melhoria das condições da estrutura da entidade. A ação, ocorrida no primeiro semestre de 2022, compreendeu um concurso acadêmico vinculado ao componente curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo, chamado de Atelier Integrado VIII.

Acervo Pessoal

Essa disciplina tem por objetivo realizar projetos de maior complexidade e que possuam sistemas estruturais diversos. O concurso teve por objetivo apresentar ideias para a implementação de uma nova sede da Apae de Encantado observando a necessidade de maior área para as atividades realizadas pela instituição, além de qualificar e ampliar ambientes que já existem na sede atual.
Professor Guilherme Osterkamp, responsável pelo componente curricular.

No total, participaram do concurso 30 estudantes, que estavam divididos em 12 grupos. Além da elaboração das propostas, os estudantes participaram de atividades que foram essenciais para o embasamento da proposta, como, por exemplo, estudos de condições de insolação, workshop de conscientização e educação inclusiva com o uso de cadeiras de rodas e saídas de campo para reconhecimento do terreno na sede da Associação e em obras exemplares de  Porto Alegre.

“A relação dialógica com a comunidade foco é de extrema importância para o levantamento de dados, consolidação das ideias e definições finais. Portanto, a parceria representou uma interação constante com associações e seus membros, a fim de fazer deste um produto coletivo e participativo”, explicou o professor.

Proposta vencedora
O projeto vencedor foi da equipe composta pelos estudantes Bruno André Frohlich, Fernando Souza Ribeiro e Maiara Soto.

O projeto do grupo prevê um conjunto formado por oito blocos no total, abrigando o setor administrativo, educacional, clínica de atendimento, quadra poliesportiva, piscina, auditório, lojas comerciais e moradias. Todas essas edificações estão implantadas próximo às extremidades do terreno, o que resultou em uma praça interna, de uso exclusivo da sede e protegida pelas edificações, sendo um local mais reservado à utilização dos alunos.

E, para integrar a comunidade, o grupo propôs uma passarela acima das lojas comerciais, onde residentes locais podem usufruir da passagem e do local, assim como da vista privilegiada ao bairro e ao Cristo Protetor, novo ponto turístico da cidade.

Acervo Pessoal

Acreditamos que o maior desafio tenha sido compatibilizar o programa de necessidades com a estrutura formal do conjunto e, ainda, tornar um projeto exequível, alinhado principalmente à fácil acessibilidade pelos alunos. Foi uma felicidade indescritível quando recebemos a notícia do primeiro lugar, mas acredito que a maior felicidade não está apenas na vitória, mas sim, de poder contribuir, ao lado dos colegas Fernando e Maiara, em um projeto que pode voltar o olhar da sociedade ao problema da inclusão.
Bruno André Frohlich

Divulgação