Univates realiza, de 21 a 23 de setembro, a 6ª Semana da Inclusão

Postado as 09/09/2022 13:31:42

Por Pietra Darde

Com o intuito de oferecer um espaço de diálogo sobre a inclusão em diferentes dimensões, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, realiza, de 21 a 23 de setembro, a 6ª Semana da Inclusão. Palestras, rodas de conversa e outras atividades integram a programação do evento.

“Queremos oportunizar a reflexão sobre temas como desigualdade social, diversidade racial e de gênero, deficiência, entre outras questões importantes de serem discutidas no cenário contemporâneo”, explica a professora Morgana Domênica Hattge, uma das organizadoras do evento.

A programação da semana inicia na quarta-feira, dia 21, às 19h30min, com a palestra “Desigualdade social: do que estamos falando?”, ministrada pelo professor Érico Hammes, com mediação da professora Luciana Turatti.

Bruna Alves

No segundo dia serão realizadas duas rodas de conversa no turno da tarde: “Diversidade e pluralidade no ensino superior: a inclusão como acolhimento às diferenças”, mediada pela professora Morgana Domênica Hattge, e “Roda de conversa com gestores da Instituição: cenário atual da inclusão de PCDs na Univates”, com mediação do setor de Gente e Gestão.

Além disso, haverá uma Feira Solidária, que receberá trabalhos artesanais produzidos por várias entidades da região. À noite, o evento segue com a palestra “Negritude em gênero, prosa e verso: ciladas da diversidade”, proferida pela professora Rosane Cardoso, com mediação da professora Fernanda Pinheiro.

A programação se encerra na sexta-feira, dia 23, à tarde, com a palestra “Desafie as suas crenças: a jornada da inclusão de pessoas LGBTQIAPN+”, proferida por Daniela Maria Medeiros, da Casa Girassol, com mediação de Rita de Cássia Quadros da Rosa.

Ainda, concomitante a essa programação, a Escola Municipal de Educação Infantil SER, de Lajeado, realizará atividades voltadas às professoras e monitoras da escola e o Projeto Alfabeletrando desenvolverá atividades com seus alunos durante a semana.

Podem participar da 6ª Semana da Inclusão da Univates estudantes, professores, colaboradores da Instituição e a comunidade em geral. As atividades acontecerão presencialmente, sendo algumas transmitidas por meio da Plataforma Univates Ao Vivo.

As inscrições para a Semana da Inclusão são gratuitas e podem ser feitas neste link. Mais informações podem ser obtidas com o setor de Cultura e Eventos, pelo e-mail eventos@univates.br.

Bruna Alves

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods