O MBA em Gestão de Cooperativas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, ofertado em parceria com a Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Agrícola Cairú, Cooperativa Santa Clara e Cooperativa Sicredi Serrana, teve a primeira turma encerrada em agosto.
Para completar o ciclo dos estudantes, os 26 alunos, funcionários das cinco cooperativas, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne.
As aulas aconteceram em diferentes locais, entre eles a Cooperativa Garibaldi e o polo de educação a distância da Univates em Carlos Barbosa, onde as apresentações dos trabalhos finais aconteceram nos dias 22, 23 e 29 de agosto.
A especialização objetiva qualificar profissionais para participar ativamente e com competência na gestão das organizações cooperativas, conciliando teoria, prática e técnica administrativa com a história e a doutrina cooperativista.
Uma das primeiras a apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi a relações públicas Camila Cecconi, atualmente funcionária do Sicredi Serrana. Para ela, a formação, além de agregar mais conhecimento, proporcionou momentos de interação com os colegas e professores. Esse curso pode e vai impactar em diversos momentos e situações na minha vida, como na comunicação, no relacionamento no trabalho, no conhecimento técnico em alguns assuntos. Ela também explica que, ao longo da formação, conheceu exemplos de cooperativas em seus diversos e relevantes segmentos que podem inspirar o dia a dia no trabalho.
Técnico contábil e graduado em Gestão Comercial, Cristiano Romio é diretor da Cooperativa Cairú. Essa especialização representa um importante passo para o aprendizado e o aprofundamento dos aspectos gerais que vivemos em nossas cooperativas, especialmente pelas trocas, experiências e, acima de tudo, novas visões para a sustentabilidade de nossas instituições, descreve. O curso nos abre uma visão 360°de um cenário macro e suas tendências na área de gestão de cooperativas e, ao mesmo tempo, nos faz olhar para dentro, para o exercício de recapitular nossas ações e movimentos para agregar ainda mais ao cooperado e à comunidade em que estamos inseridos, ressalta.
Luana Villa também concluiu o curso. Ela exerce suas funções no departamento de logística da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Essa oportunidade representa um momento ímpar, pois, além de concluir uma pós-graduação que contribui muito para o exercício da minha profissão, pude estudar e me aprofundar mais no mundo do cooperativismo. Também, a troca de conhecimentos com colegas de outras cooperativas foi uma experiência muito interessante.
Para Luana, o MBA em Gestão de Cooperativas abriu horizontes para uma atuação mais reflexiva e crítica, possibilitando promover a prática do cooperativismo em um mercado dinâmico, buscando aplicar métodos para construir um ambiente mais participativo. Hoje me sinto melhor preparada para contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da cooperativa onde trabalho.
O gerente de Tecnologia da Informação da Cooperativa Santa Clara, Daniel Misturini, diz que ter participado do MBA permitiu adquirir novas experiências e aprimorar o conhecimento em gestão de uma cooperativa, além de proporcionar networking com professores, colegas e funcionários de outras cooperativas da região. A formação em Gestão de Cooperativas proporciona um olhar mais amplo nas demais áreas da empresa. É uma formação que demonstra os demais aspectos corporativos de uma entidade desse tipo.