A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi sede, na última quinta-feira, 1º de setembro, de um debate entre os candidatos ao cargo de governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. O evento foi sediado no Teatro Univates. A transmissão on-line do debate pode ser conferida neste link.
Para o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, o evento foi importante para os Vales do Taquari e Rio Pardo. São regiões que são historicamente unidas. Estamos construindo muito nesses dois Vales e elas passam, também, pelos governantes. Como o Estado pode nos auxiliar nas demandas locais?, perguntou.
Como as nossas demandas se conectam com o Estado? Temos muitos projetos que precisam do Estado para seu desenvolvimento, emendou Lazzari, dizendo que quando o Teatro Univates foi projetado pensava-se que pudesse servir a eventos como o de quinta-feira. Além do lazer e dos interesses acadêmicos, queríamos que o Teatro fosse espaço para o debate e para a discussão daquilo que é importante para a região.
Foram convidados os candidatos filiados a partidos que possuem representação no Congresso Nacional. Sete postulantes aceitaram e participaram do evento: Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).
O debate teve transmissão ao vivo pela Rádio A Hora 102.9 e pela Rádio Terra FM. Também foi possível acompanhar a transmissão em vídeo pelas redes sociais do Grupo A Hora, do Jornal Nova Geração e da Folha do Mate.
O debate foi estruturado em cinco blocos e possibilitou espaço igual a todos os presentes. Além de responderem a perguntas sobre temas específicos e questionamentos de entidades representativas das duas regiões, os candidatos também tiveram um enfrentamento direto no terceiro bloco, com temática livre.
Um dos destaques foi a participação de entidades. No quarto bloco, os candidatos responderam a perguntas elaboradas por representantes regionais. Foram convidados associações de municípios, associações de turismo, câmaras de comércio, indústria e serviços e conselhos de desenvolvimento das duas regiões.
No primeiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para responder a uma pergunta elaborada pela organização. A ordem de apresentação foi definida durante sorteio realizado antes do início do debate. A pergunta respondida pelos postulantes ao Piratini foi: Se eleito, que atenção seu governo dará às demandas e desafios das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo?
Eduardo Leite
O candidato Eduardo Leite (PSDB) falou sobre a profunda admiração pela região dos Vales e destacou o potencial empreendedor dos municípios dessas regiões. Mencionou os recursos já investidos em diferentes frentes, a partir das vocações de cada município, durante o tempo à frente do Palácio Piratini e salientou o potencial da região para o cooperativismo e associativismo e a capacidade de inovação. Além disso, reforçou o apoio para a consolidação da vocação turística da região, a partir da força que esse segmento vem recebendo.
Roberto Argenta
O candidato Roberto Argenta (PSC) destacou a duplicação da RSC-453 no trecho entre Venâncio Aires e Lajeado e da ERS-130 no trajeto entre Lajeado e Encantado , tendo em vista o aumento da produção e a necessidade de escoamento dela nos municípios da região dos Vales. De acordo com ele, a região não pode esperar 30 anos, previsão inicial para que essa demanda seja atendida. Por isso, ele acredita que é necessário ser rápido e autêntico em relação a esse tema.
Edegar Pretto
O candidato Edegar Pretto (PT) ressaltou o amplo debate em relação às concessões à iniciativa privada, a partir do diálogo com a região dos Vales. Como exemplo, ele citou a praça de pedágio de Cruzeiro do Sul. De acordo com o candidato, não se pode onerar a região durante 30 anos, especialmente quando se percebe a necessidade de escoamento da produção nos Vales do Rio Pardo e Taquari.
Vieira da Cunha
O candidato Vieira da Cunha (PDT) salientou que a potencialidade empreendedora da região é motivo de orgulho para todos os gaúchos e garantiu que trabalhará para resolver os gargalos que impedem o crescimento dos Vales, com olhar especial para assuntos relacionados a estradas e infraestrutura. Além disso, afirmou que será parceiro para que os municípios possam continuar impulsionando o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
Luis Carlos Heinze
O candidato Luis Carlos Heinze (Progressistas) ressaltou o apoio para o setor primário, em especial para os segmentos do leite, suínos, frango e tabaco, que já são áreas defendidas por ele enquanto senador. Nesse sentido, comprometeu-se a continuar auxiliando no fortalecimento da produção na região por meio do trabalho das cooperativas.
Vicente Bogo
O candidato Vicente Bogo (PSB) salientou a necessidade de definir um projeto para o futuro do Estado e, a partir disso, pensar no planejamento regional e local. Destacou eixos, como o desenvolvimento da indústria de alimentos, que é bastante diversificada na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, com o objetivo de agregar mais valor à produção desses municípios, com o fortalecimento da agroindústria familiar.