O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou recentemente um novo livro virtual. A obra Cenas de inclusão: um convite para pensar sobre ensino e diferenças foi idealizada pelas pesquisadoras Morgana Domênica Hattge e Suzana Feldens Schwertner. Participaram da organização do e-book o doutorando Geilson de Arruda Reis, a mestranda Josiane Freitas da Rosa e a mestra Nilcéia Frausino da Silva Pinto.
No ano de 2020, na primeira experiência remota da disciplina Processos de Inclusão e Práticas de Governamentalidade do PPGEnsino da Univates, a proposta de avaliação final consistiu na análise de uma cena de inclusão, desenvolvida em grupos, considerando os estudos realizados ao longo do semestre.
Ao final das apresentações, os estudantes demonstraram interesse em aprimorar seus textos a fim de compartilhar suas reflexões por meio de um e-book. Como professoras da disciplina, aceitamos o convite de nossos estudantes e estamos organizando esta publicação para a qual queremos contar com sua valiosa apreciação, destacam as docentes responsáveis pela obra.
Porque, a partir deste momento, você também é parte desta história. São múltiplas as histórias, plurais não podemos correr o risco de contar uma história única, cuja consequência é fazer desaparecer a dignidade daquela pessoa, daquele grupo, daquela cultura, daquele lugar, daquelas lutas, daquelas perdas e daquelas conquistas, descrevem as professoras Morgana e Suzana na apresentação da obra.
Preparar as crianças, os jovens e os adultos para conviver, aprender com as diferenças, se abrir para o outro em sua alteridade é um dos movimentos mais preciosos que temos, hoje, enquanto ser humano. Que este livro possa encontrar cada um, nos seus mais diferentes lugares, e que permita abrir um espaço de escuta e conversa com os autores, com as histórias, conosco e dentro de cada um de vocês, complementam as docentes.
O e-book narra histórias, por exemplo, de Rosaflor, de João, de Alice, de Márcia e Heitor, de Dimas; de jovens da comunidade do Marrecão (na zona ribeirinha do rio Solimões, no Amazonas); de estudantes baianos de Aracatu e Guajeru; e de professores de Goianésia, no Estado do Pará.
A capa do livro é uma fotografia cedida pelo jornalista Marcelo Petter, apresentando uma porção da universidade.
Sobre o PPGEnsino
O Programa de Pós-Graduação em Ensino tem como área de concentração a Alfabetização Científica e Tecnológica e é focado na qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis de ensino. Tanto o mestrado quanto o doutorado estão com inscrições abertas até 30 de setembro.
O PPGEnsino está alinhado à perspectiva da educação como um processo constante e que precisa se adequar às transformações da sociedade, da ciência e da tecnologia. Nesse cenário, pensar em formação docente implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir esses processos, acarretando impacto nos campos científico e tecnológico de um país. Conheça os projetos de pesquisa do PPGEnsino aqui.