O impacto da ascensão chinesa no sistema internacional será tema de palestra realizada pela Univates

Postado as 31/08/2022 13:15:56

Por Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates irá promover, por meio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), a palestra “A Nova Rota da Seda: projeto chinês de globalização?”, no próximo dia 05 de setembro, a partir das 19h10min. O evento, que acontecerá de forma online, é gratuito e aberto à comunidade.

Voltado para estudantes, professores, diplomados da Universidade do Vale do Taquari - Univates e demais interessados na atividade, o evento tem por objetivo atualizar os participantes a respeito da ascensão da China no cenário externo, problematizando o impacto disso nas relações internacionais.

O professor e coordenador do curso de Relações Internacionais da Univates, Mateus Dalmáz, explica que:

“Além do crescimento econômico, a China vem investindo em material bélico e em acordos diplomáticos e comerciais, de modo a se candidatar ao status de superpotência mundial. Há financiamentos em moeda chinesa para obras de infraestrutura em todos os continentes, especialmente na Ásia, no Oriente Médio e na África, algo que vem sendo chamado de "nova rota da seda". Assim, torna-se relevante aprofundar o tema e problematizar o quanto a parceria econômica proposta pela China desafia um sistema internacional há décadas marcado pela hegemonia do dólar como moeda de resgate das economias no mundo”.

A palestra será proferida por Diego Pautasso, autor do livro "China e Rússia no Pós-Guerra Fria" e coautor de "Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas", e mediada pelo professor Mateus Dalmáz.

As inscrições para assistir a palestra devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da Univates, neste link. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Saiba mais sobre o palestrante

Diego Pautasso tem pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais (2018), é doutor (2010) e mestre (2006) em Ciência Política e graduado (2003) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (Ufrgs), do Centro de Estudos da América Latina e Caribe da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China) e da Especialização em Relações Internacionais (Ufrgs-Comando Militar do Sul). Atualmente é professor de Geografia do Colégio Militar de Porto Alegre. É autor do livro "China e Rússia no Pós-Guerra Fria" e coautor de "Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas".

Logo ods