Para exercer a profissão de contador, os diplomados em Ciências Contábeis precisam realizar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade para obtenção do registro profissional. A prova também pode ser realizada por estudantes que estejam no último ano do curso. O exame é aplicado duas vezes por ano. Na primeira edição de 2022, estudantes e diplomados da Universidade do Vale do Taquari - Univates alcançaram um ótimo desempenho.
Entre as universidades privadas do Brasil, o curso de Ciências Contábeis presencial da Univates ficou em 3º lugar no percentual de aprovação. Também no Rio Grande do Sul conquistou a terceira colocação considerando as universidades públicas e privadas.
A prova aplicada conta com 50 questões de múltipla escolha, que tratam de diversos temas associados à rotina do contador. Para o exercício da profissão, espera-se que o bacharel em Ciências Contábeis entenda assuntos como matemática financeira e estatística, princípios e normas brasileiras de contabilidade, noções de Direito e legislação aplicada, auditoria contábil, perícia contábil e controladoria, entre outros.
Para o coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis presencial da Univates, Bruno Teixeira, a performance dos participantes no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade atesta a qualidade do ensino e o empenho dos estudantes em aproveitar diferentes experiências e oportunidades ao longo de toda a formação acadêmica.
Saiba mais sobre o curso
O curso de Ciências Contábeis presencial da Univates foi um dos primeiros a ser ofertado pela Instituição, há mais de 50 anos. Ao longo do tempo, o currículo foi adaptado seguindo as transformações do mercado e, atualmente, integra o Aula+, que articula teoria e prática desde os primeiros semestres. Nos Escritórios Modelo de Ciências Contábeis I e II, estudantes e professores simulam e vivenciam situações similares às que ocorrem no dia a dia da profissão. O curso forma profissionais para a gestão das informações contábeis sob os aspectos econômico, financeiro, patrimonial e fiscal, inseridos no contexto das novas tecnologias.