Teatro Univates recebe peça “Faísca D’Água” durante programação do Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo

Postado as 26/08/2022 15:55:04

Por Lucas George Wendt

No dia 30 de agosto, o Teatro Univates recebe mais uma edição do Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por meio da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) de Lajeado, e direcionado a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio das redes pública e privada. São esperadas mais de mil crianças no evento.

A 13ª edição do Seminário terá exposição da Mostra “Espelhos - Como o rio Taquari nos vê”, palestra sobre a importância da água na produção de energia e apresentação teatral realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A peça teatral é “Faísca D’Água”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis.

Fabiano Knopp

Em um espetáculo cênico leve, lúdico e instigante, voltado a todas as faixas etárias, a peça Faísca D’Água valoriza as lendas, os costumes e os saberes populares do Brasil. Com quatro atores em cena, a peça aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, da América Latina e da África, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes.

O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade. O espetáculo também visa a sensibilizar sobre a importância de conhecer e entender as raízes do povo.

A dramaturgia foi construída a partir de pesquisas historiográficas realizadas por Jonas Piccoli, ator, escritor, dramaturgo, diretor e fundador do Grupo Ueba. A pesquisa histórica teve a colaboração do historiador Marcelo Caon, que qualifica a peça teatral ao contribuir para a contextualização das origens das lendas, a seleção de trechos históricos importantes e a composição de um quadro de fábulas que representa o folclore brasileiro.

Inscrições

As inscrições para o Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo e para as oficinas itinerantes devem ser feitas pelo telefone (51) 3011-6900 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. Os alunos ganharão transporte para o evento, oferecido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto Caminhos da Escola.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods