Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates participa da primeira edição do evento “Estrelas do Conhecimento”

Postado as 26/08/2022 14:52:07

Por Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está presente na primeira edição do evento “Estrelas do Conhecimento”, promovido pela Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A feira de inovação, ciência e tecnologia, que está aberta desde quinta-feira, 25 de agosto, segue com a programação até este sábado, 27 de agosto, no Porto de Estrela, com a premiação dos melhores trabalhos, os quais participarão da “Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), entre outras atividades.

O Espaço Univates na Feira oferece aos visitantes uma série de experiências e interações com os projetos de Extensão da Universidade e com o Planetário Univates. O Museu de Ciências também está presente no evento com seu museu itinerante.

Rodrigo Nascimento/Divulgação

A coordenadora da iniciativa na Univates, professora Betina Hansen, ressalta que “A participação da Univates nesse tipo de evento tem o objetivo de proporcionar às crianças o contato com a ciência e com o conhecimento que se produz na Universidade. Por isso, pensamos em projetos e atividades com os quais elas pudessem interagir e se encantar ainda mais com a ciência, a tecnologia e a inovação”, explicou Betina.

O Planetário Univates tem chamado a atenção dos estudantes na Feira. É o que conta a professora coordenadora do projeto de extensão Planetário, Andreia Spessatto de Maman: “A astronomia sempre gera muita curiosidade e muito encantamento. Os alunos estão participando das sessões, que são organizadas por horário de chegada, e estão gostando demais. Sempre é um encantamento entrar no planetário, visualizar as estrelas, conhecer as constelações e simular uma viagem no tempo. É um momento para a gente desenvolver essa curiosidade e, ao mesmo tempo, promover a divulgação científica em um meio de popularização”, destacou Andreia.

A Feira se desenvolve, na sua essência educacional, em torno da apresentação dos 60 trabalhos selecionados entre os mais de 360 inscritos e apresentados por aproximadamente 2,2 mil alunos das nove escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, durante a etapa escolar do evento, realizada no início de julho, que contou com o envolvimento de professores e alunos dos Programas de Pós-graduação da Univates.

Agora os trabalhos selecionados estão expostos no pavilhão de visitação da Feira, ao lado de diversas atrações. Uma nova avaliação será realizada e os finalistas participarão da “Feira de Ciências da Univates e da “Mostratec – feira de ciência e tecnologia”, realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo. Ambas estão agendadas para outubro. A premiação no sábado, às 14h,  será realizada pelas famílias dos próprios estudantes.

A entrada da Feira é franca e o horário de funcionamento é das 9h às 21h nesta sexta-feira. No sábado, dia 27 de agosto, a visitação encerra às 16h.

Frederico Sehn/Divulgação

Frederico Sehn/Divulgação

Frederico Sehn/Divulgação

Frederico Sehn/Divulgação

Frederico Sehn/Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods