Com mais de 20 atividades, Semana Acadêmica do curso de Direito se estende até sexta, 26

Postado as 24/08/2022 16:02:35

Por Redação Univates e Assessoria de Imprensa do Ministério Público do RS

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está promovendo, por meio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), a Semana Acadêmica do curso de Direito. O evento é gratuito e ainda tem inscrições abertas. As atividades vão até a sexta-feira, 26.

Caravana Registral

Entre os destaques da programação que ainda acontece na quinta e na sexta-feira, está a 2ª Edição da Caravana Registral - Debates Registrais e Notariais da Região do Vale do Taquari, em Lajeado. O evento acontecerá no dia 26 a partir das 9h30min, no Auditório da Reitoria (Prédio 9 da Univates).

A palestra desta edição será ministrada pelo titular do 1º Registro de Imóveis de Pelotas e ex-presidente do Colégio Registral do RS, Mario Pazutti Mezzari, e abordará Noções Gerais sobre Condomínios. O evento contará com a participação da presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e titular do Registro de Imóveis de Lajeado, Juliana Follmer Bortolin Lisboa, como anfitriã.

MP/RS - Divulgação

Atividades da segunda-feira, 22

O Ministério Público foi destaque na abertura da Semana Acadêmica da Univates, ocorrida na segunda-feira, 22. Na cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, falou sobre a importância da integração da instituição com o meio acadêmico. Sobre o tema proposto pela Universidade para as palestras da noite, que foi “O Ministério Público e os novos métodos de autocomposição”, Dornelles ressaltou a importância de falar a respeito com os estudantes.

“Precisamos trabalhar a inteligência emocional, para aprofundar a ideia de focar na solução do problema e não do processo. Isso é transformador!”, disse o PGJ, lembrando que o MPRS vem utilizando cada vez mais essa nova modalidade de resolução de conflitos. “Abriu-se um espaço muito grande de trabalho na área para futuros operadores do direito”, disse, por fim.

As palestras da noite ficaram por conta do procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes, que abordou o tema “O Ministério Público e os novos métodos de autocomposição no Direito brasileiro: uma visão disruptiva”, seguido pelo promotor Rodrigo da Silva Brandalise, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, cuja fala foi sobre “O acordo de não persecução penal como uma nova visão de processo penal”. O promotor Alexandre Sikinowski Saltz encerrou com a palestra “Acordo de não persecução cível - aspectos teóricos e práticos”.

O promotor de Justiça e professor da Univates André Eduardo Schröder Prediger foi o mediador do painel.

Conselho Superior do MPRS realizou sessão em Lajeado

O Conselho Superior do Ministério Público também realizou uma sessão durante a Semana Acadêmica do curso de Direito da Univates. Na abertura da reunião, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, falou da satisfação e importância da “interiorização” do encontro do CSMP. “Há muitos anos o Conselho não se dirigia a uma comunidade e, apesar de não constar na maioria das rotinas acadêmicas, tem funções das mais relevantes”, disse o PGJ.

Dornelles apresentou a composição do Conselho Superior e explicou didaticamente o papel do órgão colegiado, que é de homologar ou não tudo que o MPRS faz na esfera extrajudicial (termo de ajustamento de conduta, arquivamento de inquéritos civis, entre outros), julgar procedimentos administrativos contra membros da instituição e, por fim, dar andamento da carreira dos membros (promoções e remoções por antiguidade ou merecimento).

Dando seguimento aos trabalhos, ocorreram as movimentações na carreira, sempre com o PGJ relatando passo a passo o que estava sendo feito, propiciando o entendimento dos alunos da Univates presentes no evento.

Semana Acadêmica e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito

A coordenadora do curso de Direito, professora Alice Krämer Iorra Schmidt, explica que a comissão organizadora pensou em uma programação que abrangesse diversas áreas, para contemplar a diversidade de interesses dos estudantes e possibilitar discussões sobre questões relevantes, atuais e com aplicações práticas na realidade do operador do Direito.

“A Semana Acadêmica do Curso de Direito, que ocorre há muitos anos, é um espaço rico de discussão, pensamento crítico e estímulo aos novos saberes. É por meio dela que levamos aos estudantes a atualização do conhecimento jurídico, oportunizamos a troca de saberes, estimulamos grandes reflexões e criamos ampla possibilidade de networking”, explica Alice.

Estão acontecendo palestras proferidas por profissionais da área jurídica e por profissionais convidados de outras áreas, além de oficinas com temas da atualidade ministradas por professores e egressos do curso de Direito.

Podem participar do evento estudantes, diplomados e professores dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu da Univates, estudantes e professores dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade, estudantes do Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e demais interessados.

A Semana Acadêmica e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito contam com o apoio da OAB Lajeado, da Comissão do Jovem Advogado, do Ministério Público, da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, do Instituto Brasileiro de Direito de Família, da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, LinkLei, Mérito Capacitações e Consultoria, do Instituto Justiça Fiscal, do Colégio Registral e Caravana Registral e de Maria Berenice Dias Advogados.

Logo ods