Semana será marcada por eventos nas áreas do Direito e da Psicologia

Postado as 22/08/2022 17:20:04

Por Pietra Darde

Os cursos de Direito e de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizam dois importantes eventos nesta semana. A Semana Acadêmica e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito e a VI Jornada da Psicologia ocorrem até o dia 26 de agosto e terão atividades voltadas para estudantes dos cursos, diplomados, professores e comunidade em geral.

O objetivo dos eventos é oferecer ao público um espaço de diálogo e de debate sobre assuntos importantes e atuais, além de possibilitar formação complementar qualificada e networking.

Leia mais sobre cada evento abaixo.

Semana Acadêmica e I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito

A coordenadora do curso de Direito, professora Alice Krämer Iorra Schmidt, explica que a comissão organizadora pensou em uma programação que abrangesse diversas áreas, para contemplar a diversidade de interesses dos estudantes e possibilitar discussões sobre questões relevantes, atuais e com aplicações práticas na realidade do operador do Direito.

“A Semana Acadêmica do Curso de Direito, que ocorre há muitos anos, é um espaço rico de discussão, pensamento crítico e estímulo aos novos saberes. É por meio dela que levamos aos estudantes a atualização do conhecimento jurídico, oportunizamos a troca de saberes, estimulamos grandes reflexões e criamos ampla possibilidade de networking”, explica Alice.

Estão previstas palestras proferidas por profissionais da área jurídica e por profissionais convidados de outras áreas, além de oficinas com temas da atualidade ministradas por professores e egressos do curso de Direito.

Podem participar do evento estudantes, diplomados e professores dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu da Univates, estudantes e professores dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade, estudantes do Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e demais interessados.

O evento será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. A programação completa está disponível na página do evento, neste link. As inscrições podem ser feitas por meio do sistema de inscrições da Univates

A Semana Acadêmica e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito contam com o apoio da OAB Lajeado, da Comissão do Jovem Advogado, do Ministério Público, da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, do Instituto Brasileiro de Direito de Família, da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, LinkLei, Mérito Capacitações e Consultoria, do Instituto Justiça Fiscal, do Colégio Registral e Caravana Registral e de Maria Berenice Dias Advogados.

Artur Dullius

Palestras, rodas de conversas e mostra de trabalho são algumas das atividades que integram a programação da VI Jornada da Psicologia - Os horizontes da Avaliação Psicológica no Brasil: perspectivas e direitos do fazer psi.

Entre os assuntos que serão abordados ao longo da semana estão os diversos aspectos da avaliação psicológica no Brasil, contemplando variadas áreas de atuação e pesquisa científica. O evento organizado pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Psicologia é alusivo ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto. A programação é presencial e as atividades acontecem no auditório do Prédio 11.

Segundo a presidente do DA, Bruna Fiorin, a avaliação psicológica é uma das possíveis áreas de atuação dos profissionais no Brasil, mas ela possui uma singularidade: é uma das poucas atividades exclusivas do psicólogo. “Por isso é tão importante para nós, estudantes e futuras(os) psicólogas(os), nos aproximarmos dos processos que envolvem a avaliação psicológica”, destaca.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas por meio do sistema de inscrições da Univates, neste link.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods