Estão abertas as inscrições para o Projeto Rondon

Postado as 22/08/2022 13:23:57

Por Pietra Darde

Estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates interessados em participar do Projeto Rondon podem se inscrever no processo seletivo até o dia 5 de setembro. Em 2023, a operação “Portal do Sertão” será desenvolvida no período de 26 de janeiro a 12 de fevereiro, no município de Serra Preta, no Estado da Bahia. O edital completo pode ser conferido neste link.

O projeto de integração social envolve a participação voluntária de estudantes universitários com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população. Além disso, busca contribuir para a formação do universitário como cidadão, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

A diplomada em Ciências Biológicas - licenciatura Kétlin Fernanda Rodrigues conta que sempre acompanhava as ações do projeto e sentia que precisava viver essa experiência. Em 2019 ela se candidatou ao processo seletivo e esteve entre os oito alunos da Univates que embarcaram rumo ao Piauí para a operação João de Barro.

Para o diplomado Eduardo Delazzen, que também participou do projeto em 2019,  a experiência foi uma oportunidade única de conhecer novos lugares, culturas e hábitos diferentes, além de ajudar o próximo.

Acervo Pessoal

Kétlin Fernanda Rodrigues

Desenvolvemos oficinas com toda a comunidade, contemplando desde crianças até idosos. Essa experiência foi extraordinária, e gostaria que todo mundo tivesse a oportunidade de ser um rondonista. Sentir o afeto e o carinho das pessoas, o valor do voluntariado e o quanto pequenos gestos podem mudar vidas não tem preço
Kétlin Fernanda Rodrigues

Acervo Pessoal

Eduardo Delazzen

Participar do projeto é romper a bolha em que vivemos. O aprendizado, as pessoas que conhecemos e a forma com que percebemos as pequenas coisas do dia a dia mudam completamente depois dessa experiência. Além disso, é uma oportunidade de conviver com outros alunos da Universidade
Eduardo Delazzen

As inscrições devem ser realizadas pelo sistema de inscrições da Univates, que pode ser acessado neste endereço, até o dia 5 de setembro. Podem se inscrever alunos de graduação presencial ou a distância com, no mínimo, 50% do curso concluído e que possam contribuir nas áreas temáticas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

O resultado do processo seletivo será publicado no site da Univates até o dia 21 de setembro.

Esclarecimentos e mais informações sobre o Edital podem ser obtidos pelo e-mail rondon@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7013, ramal 5760.

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um programa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Divulgação

Logo ods