A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve presente, nesta sexta-feira, dia 19, na Mostra Científica de Carlos Barbosa. A Instituição esteve representada por dois projetos de extensão: Criando pontes e Arqueólogo por um dia - Ações de educação patrimonial. Bolsistas e professores de ambos os projetos estiveram com os estudantes das redes municipal e estadual de educação da cidade. A ação foi coordenada pela Univates EAD de Carlos Barbosa.
No mês de julho tiveram início as Mostras Escolares, em que os alunos de 18 escolas das redes municipal e estadual de ensino de Carlos Barbosa trabalharam em seus projetos. Após as Mostras Escolares, os projetos que se destacaram foram selecionados para a Mostra Científica Municipal, que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, no Ginásio do bairro Aparecida.
Cerca de 5 mil pessoas circularão pelo espaço, onde estão disponíveis para visitação 118 projetos desenvolvidos pelos estudantes de Carlos Barbosa. Nessa Mostra, os trabalhos de destaque em cada categoria receberam a credencial para participar da Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 25 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo.
O objetivo da Mostra Científica é incentivar a iniciação científica nas escolas do município e em todos os níveis de ensino, possibilitando a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos e oportunizando a troca de conhecimentos, além de estimular a imaginação e curiosidade por meio da pesquisa e promover a integração entre alunos e professores de outras instituições de ensino, ampliando e fortalecendo as relações.
Conhecendo os projetos
Arqueólogo por um dia
Tem como finalidade difundir os conhecimentos da educação patrimonial, por meio da Arqueologia e da História como interface do conhecimento. O projeto permite o contato direto da comunidade com as pesquisas arqueológicas, históricas e ambientais realizadas pelo Laboratório de Arqueologia da Univates.
Criando pontes
Criar pontes é uma prática didática consolidada nas escolas de Engenharia em todo o mundo. Por meio deste projeto, a Univates introduz nas escolas de Ensino Médio os conceitos de engenharia. São realizadas oficinas práticas com os participantes, nas quais os estudantes trabalham em equipes e realizam a montagem da ponte seguindo as diretrizes de um projeto.