A Prefeitura de Lajeado inaugurou na última terça-feira, 16, o Labi-Lá ‒ Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado. O espaço, localizado em frente à Praça do Chafariz, no Centro, deverá concentrar o trabalho envolvendo iniciativas de promoção à inovação no município, como o Pacto Lajeado pela Paz, a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) e o Pro_Move Lajeado, das quais a Universidade do Vale do Taquari - Univates também participa. No local ainda será desenvolvido o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do governo municipal com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS).
O Labi-Lá foi criado para estimular a cultura da inovação, cocriação e testagem de novas ideias dentro e fora do governo municipal, com base na gestão colaborativa com organização horizontal, multissetorial e externa. Nesse sentido, já existem projetos em andamento, como o Waze for Cities, parcerias com instituições de ensino, com empresas, o próprio Pro_Move Lajeado e o Trilhas da Inovação.
Segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o Labi-Lá estará em constante construção e se integra ao projeto do parque linear, que irá ligar a Praça do Chafariz, a orla do rio Taquari, o Parque Ney Santos Arruda e o Parque do Engenho.
Acelera 2.0
Durante a cerimônia de inauguração, foi lançado o programa Acelera 2.0, que tem como objetivo selecionar 15 projetos que serão impulsionados no Labi-Lá. As propostas contempladas receberão qualificação e mentorias para que os seus empreendedores promovam a geração de produtos, processos, serviços e modelos de negócios inovadores para a cidade.
Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora será desenvolvido com o Sebrae com vistas à transformação, ao desenvolvimento econômico e ao empreendedorismo. O principal objetivo é engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo por meio da potencialização e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Há quatro eixos prioritários no programa que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio, sendo eles: gestão municipal, desburocratização, compras governamentais e educação.