Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Vale do Taquari - Univates contam com oferta de disciplinas em regime intensivo, com aulas realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A opção permite que estudantes residentes em outras regiões e Estados frequentem as aulas na Univates durante os meses de janeiro e julho e, depois, realizem suas pesquisas em suas cidades de origem.
Nesta sexta-feira, 22, encerram-se as aulas presenciais do regime intensivo de julho dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Ensino (PPGEnsino), em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Biotecnologia (PPGBiotec). No total são 99 estudantes, vindos de 15 Estados, além do Rio Grande do Sul.
Do Maranhão para Lajeado
Karoline Lopes Nicasio, 23, é professora de Biologia e veio de Buriticupu, no Maranhão, para as aulas do PPGAD. A mestranda conta que conheceu a Univates por meio do seu orientador da graduação. Ele foi aluno de doutorado do PPGAD e falava para todos sobre a qualidade do programa. Ainda na faculdade, decidi que iria participar da seleção para tentar uma vaga, explica.
O regime intensivo foi a alternativa mais viável para que Karoline pudesse frequentar as aulas e aproveitar a experiência de estudar no campus de Lajeado. O regime intensivo facilita a vida dos alunos que não podem se dedicar durante todo o semestre às disciplinas. Os professores conseguem nos passar o conhecimento necessário dos temas, além de as avaliações serem adaptadas para os poucos dias que temos disponíveis, complementa.
Infraestrutura para potencializar a aprendizagem
As aulas no mês de julho também foram a opção escolhida pelo professor Ronaldo Zechin, 26, de Carlos Barbosa. Diplomado em Ciências Biológicas pela Univates, ele conheceu o PPGECE ainda na graduação. A partir de algumas inquietações pessoais e pela necessidade de estar em constante aperfeiçoamento, optei por continuar minha trajetória acadêmica no mestrado da Instituição. A estrutura curricular, que dialoga muito com o contexto em que estou inserido, e a possibilidade de cursar as disciplinas no regime intensivo foram determinantes para minha escolha.
Zechin afirma que a infraestrutura da Instituição, os laboratórios de qualidade e a Biblioteca com acervo considerável são grandes diferenciais.
Inscrições
Em agosto, serão abertas as inscrições para os processos seletivos dos mestrados e doutorados da Univates. Informações sobre cursos, áreas de concentração e linhas de pesquisa podem ser conferidas no site univates.br/mestrado-e-doutorado.