Nesta quarta-feira, 20, o Laboratório de Alfabetização Alfabeletrando completa um mês de atividades na rede municipal de educação de Lajeado. Mesmo com o projeto ainda em fase inicial, professores já percebem o avanço na leitura e escrita dos alunos beneficiados pelas aulas complementares no contraturno escolar.
Os primeiros retornos sobre os resultados do projeto foram compartilhados com professores e monitores do Alfabeletrando durante uma visita da secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vettorello, e da coordenadora pedagógica geral da Secretaria, Roseli Angélica Berté, à Universidade do Vale do Taquari - Univates, na terça-feira, 19.
Conforme Roseli, muitos professores das escolas municipais relataram que os alunos estão mais motivados em sala de aula e comentam sobre as atividades realizadas no turno inverso, e destacando que o progresso no processo de aprendizagem é evidente. Na ocasião, os profissionais que atuam no Alfabeletrando também compartilharam suas percepções sobre as primeiras semanas de trabalho e a satisfação em fazer parte de um projeto que impacta a formação de centenas de alunos.
Sempre destacamos a riqueza de uma equipe formada por pessoas com trajetórias tão diferentes. Temos aqui estagiários em início de curso, professores que estão começando a caminhada profissional e outros que já têm uma longa experiência em sala de aula. É assim que a gente cresce e evolui, reforça a coordenadora.
Para Adriana, o Alfabeletrando é um projeto que desafia profissionais da educação de forma muito positiva, uma vez que propõe uma rotina e atividades pedagógicas diferenciadas. Todo nosso trabalho é focado em aprendizagem, e ver o engajamento de professores e monitores é muito gratificante. Essa parceria com a Univates é muito importante para toda a rede de educação de Lajeado, que é grande e diversa, e já estamos colhendo os frutos. Estamos em uma caminhada promissora, afirma.
A professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando, ressalta que a equipe envolvida nas atividades participa de trocas de ideias constantemente. Conversamos semanalmente e ajustamos o que é necessário para aprimorar o trabalho, explica.
Saiba mais sobre o projeto
O Laboratório de Alfabetização Alfabeletrando atende cerca de 500 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. As atividades ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar, com aulas nas segundas e quartas-feiras nas próprias escolas que possuem atividades no turno inverso e em terças e quintas-feiras, na Univates, para escolas que não possuem atividades no contraturno.
O Alfabeletrando também é desenvolvido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio de parcerias da Univates com as prefeituras desses municípios. No total, são cerca de mil crianças atendidas por essas iniciativas.