Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estão abertas as inscrições para o projeto Clown da Univates

Postado as 15/07/2022 09:36:19

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Estão abertas as inscrições para os interessados em se tornarem voluntários do projeto Clown, os doutores palhaços da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A seleção acontece até o dia 23 de julho. Interessados devem se inscrever pelo e-mail eseusorrir@univates.br

Para participar, é necessário ter algum tipo de vínculo com a Univates (de estudante de qualquer curso e modalidade, funcionário ou diplomado) e disponibilidade para participar de todos os encontros formativos. As aulas de formação dos voluntários da sexta turma do projeto começam no dia 30 de julho e seguem até o fim do ano. São dez encontros ao longo do semestre, nos sábados. 

Ao longo das aulas os futuros doutores palhaços desenvolverão aptidões para trabalhar no ambiente hospitalar e terão preparação para desinibição. As aulas são ministradas por professores de cursos como Enfermagem e Psicologia e por uma clown profissional. 

O objetivo do projeto “Clown - E seu sorrir!?” é promover ações de cuidados em saúde utilizando a figura do palhaço e sua relação com o humor, a fim de proporcionar momentos de descontração no ambiente hospitalar. As atividades desenvolvidas pelos clowns formados pela Univates incluem interações com pacientes, cuidadores e equipe de saúde, utilizando músicas, esquetes, shows de mágica, brincadeiras e improvisação. 

O coordenador do projeto e também coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, professor Cristiano Zluhan Pereira, indica que as atuações estão focadas em espaços de saúde, como casas de saúde, lares e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e em convites para atuação em eventos, já que, no momento, o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, está com restrição para as atividades voluntárias. “O projeto é de extrema importância, pois é comprovado que o riso ajuda no processo de recuperação de enfermidades. Além disso, a atividade ajuda a descontrair ambientes de saúde, que normalmente estão relacionados a dor e sofrimento”, complementa Pereira. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods