Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Pesquisadores gaúchos anunciam criação da Rede BioFood

Por Lucas George Wendt

Postado em 15/07/2022 09:34:07


Compartilhe

Divulgação/Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das instituições integrantes da Rede BioFood, criada recentemente com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), por meio do edital do Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (Rites-RS). Cerca de 30 pesquisadores estão vinculados à iniciativa, que recebeu, no total, aporte financeiro de R$ 2,2 milhões. 

A rede envolve universidades privadas e públicas, nomeadamente: Ufrgs, UFFS, UFSM, Uergs, Unisinos, Univates, UFCSPA, UCS, IFRS e Furg; o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF); a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS; e a empresa Quatro G Biotecnologia. 

Sob coordenação do professor doutor Marco Antônio Záchia Ayub, da Ufrgs, o projeto tem como objetivo a criação de um centro regional de pesquisa permanente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de bioprocessos e biotecnologia aplicados à industrialização de alimentos de qualidade e inovadores, em um sistema de economia circular, com integração completa de ciclos produtivos. 

O objetivo geral será buscado pelo desenvolvimento permanente de tecnologias de bioprocessos para o aproveitamento de todos os resíduos e subprodutos da indústria agroalimentar do Estado do RS, visando à conversão desses materiais em produtos de alto valor agregado voltados à criação de novos alimentos e melhoria da qualidade nutricional de alimentos já existentes.

A professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza é a representante institucional da Univates no projeto. Bolsista de iniciação científica, doutorando e pós-doutorando vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) também compõem a equipe juntamente com ela. 

Lucas George Wendt

Catorze projetos serão desenvolvidos de forma conjunta durante quatro anos por diferentes pesquisadores das universidades que compõem a rede. Os projetos serão em uma das seguintes áreas de atuação: enzimas para uso industrial em alimentos, produção de probióticos, produção de prebióticos, outros metabólitos de interesse industrial e biocombustíveis/biofertilizantes. A equipe da Univates desenvolverá o projeto “Desenvolvimento de estratégias biotecnológicas visando à aplicação industrial de peptidases e beta-galactosidases na hidrólise de soros lácteos”, que está vinculado à área de atuação “enzimas para uso industrial em alimentos”.

“Minha expectativa é aprimorar as pesquisas desenvolvidas na Univates por meio da interação e troca de conhecimento com os pesquisadores da rede e do compartilhamento de equipamentos robustos, que qualificam os resultados experimentais obtidos nos projetos”, relata a pesquisadora Claucia. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar