Vinte atletas da equipe de canoagem velocidade da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), que treinam na academia do Complexo Esportivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foram selecionados para participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontece em agosto no município de Santo Estevão, na Bahia.
Conforme Francisco Lepkoski, atleta e professor no Projeto Remada Ecológica, os canoístas selecionados são atletas que vêm se destacando em competições nacionais anteriores e nas três primeiras etapas do Campeonato Gaúcho de 2022. Entre eles estão o líder do Ranking Gaúcho na categoria Sênior Masculino, Leonardo Michels, a líder na categoria Sênior Feminino, Jéssica Stroher, e o atual campeão brasileiro na categoria Infantil, Calebe Israel de Almeida.
Lepkoski conta que, para chegar ao circuito nacional do esporte, a preparação é intensa, incluindo treinos em água de segunda a sexta-feira, na academia três vezes por semana e treinos de corrida duas vezes por semana.
Os esportistas têm entre 11 e 34 anos e deverão disputar provas em seis categorias. A participação no Campeonato Brasileiro, no entanto, ainda depende da obtenção de recursos para cobrir as despesas, que devem passar dos R$ 50 mil. O valor garante o transporte dos atletas e das embarcações, alimentação e hospedagem da equipe, explica o professor.
Segundo Lepkoski, a participação no Campeonato Brasileiro é uma forma de mostrar para a comunidade a evolução dos alunos que participam dos projetos da Associação e também é importante para a manutenção das bolsas-atletas que alguns integrantes recebem. Todos os selecionados podem conseguir classificação para o projeto federal do governo. É uma forma de mantê-los e incentivá-los na prática esportiva, ressalta.
Contatos da Aeca
Facebook: Aeca - Associação de Ecologia e Canoagem
Instagram: @aeca_canoagem
Presidente da Aeca: Marco Edson Carvalho (51 99303-0729)
Como contribuir
Doações podem ser feitas por meio da chave Pix: 88664024000196 (CNPJ).