A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Salto Forqueta, instalada entre os municípios de São José do Herval e Putinga, foi visitada por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Cerca de 30 universitários conheceram a estrutura no último sábado, 9, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a geração de energia. Gerenciada pela Cooperativa Certel, a geradora é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul, um marco no setor cooperativo e um referencial na profissionalização para construção de hidrelétricas no Estado.
A vivência propiciou aos estudantes a experiência de correlacionar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de disciplinas dos cursos com o que se faz na prática na região.
A Hidrelétrica Salto Forqueta está equipada com sistema de telecomando a distância, a partir do Centro de Operações do Sistema sediado em Teutônia, com transmissão de dados via banda larga. Todas as operações e informações estão à disposição dos operadores, a 90 quilômetros de distância da usina.